Em Tuntum

Casamento Comunitário em Tuntum reúne 137 casais

O projeto “Casamentos Comunitários” foi instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão no ano de 1999

Foto ilustrativa

O Poder Judiciário do Maranhão realizou mais uma edição do projeto “Casamentos Comunitários”, desta vez, na cidade de Tuntum, distante 372 km de São Luís. Realizada na quinta (29), a cerimônia reuniu 137 casais e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, que abriu a cerimônia. Autoridades municipais prestigiaram o evento.

“No casamento comunitário cada casal tem o seu próprio momento, a festa é única, a festa é da comunidade”, ressaltou o desembargador.

O juiz da Comarca de Tuntum, Edmilson da Costa Lima, disse que o casamento comunitário é uma necessidade não só no Maranhão, mas em todo o Brasil. “Sua finalidade é regulamentar a união entre os casais que estão, em muitos casos, morando juntos há muitos anos e até com filhos”, observou.

O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, disse que casar é uma prova de tolerância, carinho e amor. “Desejo que a união dos casais seja sempre harmoniosa”, ressaltou o prefeito.

O procurador-geral da Justiça, Luiz Gonzaga Martins, parabenizou o projeto “Casamentos Comunitários”. “É uma forma de buscar a oficialização dessa instituição milenar tão importante, que é o casamento”, afirmou o procurador.

Colaboraram na celebração dos casamentos os juízes Jorge Antonio Sales Leite (Bacabal), Clênio Lima Correia (São Domingos do Maranhão) e Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva (Passagem Franca).

Os lavradores José Alves dos Santos (77 anos) e Joana Maria da Conceição (52 anos), disseram que estavam muito felizes por oficializar uma relação com mais de 15 anos. A união foi celebrada pelo juiz Jorge Leite e a entrega da certidão de casamento foi feita pelo presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha.

O casal mais novo foi formado por Rodrigo de Sá Soares (22 anos) e Andressa Ribeiro Rocha (17 anos), grávida de nove meses do segundo filho. Os dois estão juntos há três anos. O juiz Clênio Lima Correia celebrou a união e a entrega da certidão de casamento foi feita pelo prefeito de Tuntum, Cleomar Tema.

Messias Borges Carvalho (44 anos) conheceu Expedita de Freitas da Silva (22 anos) pela internet. Se comunicaram durante seis meses e a noiva veio de Codó (MA) para viver com Messias. Estão juntos há cinco anos. O casamento do casal foi oficializado pela juíza Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva. A certidão de casamento foi entregue pelo procurador-geral da Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

PROJETO – O projeto “Casamentos Comunitários” foi instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão no ano de 1999, na gestão do então corregedor-geral, Jorge Rachid. Destinado às pessoas de baixa renda, o projeto já possibilitou a oficialização de mais de 100 mil uniões em todo o Estado. Todos os atos de registro civil necessários à realização dos casamentos são gratuitos para os noivos, que são dispensados do pagamento das taxas referentes às despesas cartorárias.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias