Praça Benedito Leite

Samba em vinil agita Feirinha São Luís neste domingo (16)

O colecionador de discos de vinil Juan Rodrigo apresenta neste domingo (16), na Feirinha São Luís, localizada na Praça Benedito Leite, uma playlist seleta com clássicos do gênero musical

O imperatrizense Juan Rodrigo apresenta os grandes nomes do samba na edição deste domingo (16) da Feirinha São Luís.

O imperatrizense Juan Rodrigo apresenta os grandes nomes do samba na edição deste domingo (16) da Feirinha São Luís.

Aplicativos e ferramentas de streming musical podem até fazer sucesso pela dinamicidade, mas o charme de colocar um LP num toca discos e apreciar a aura dos melhores sons nacionais e internacionais não tem preço. Este é o sentimento que move os ainda apaixonados por discos de vinil, grupo que tem ganhado cada vez mais espaço nas casas, bares e boates da cidade. É o caso de Juan Rodrigo, o imperatrizense que coleciona discos desde a adolescência, mais precisamente aos 15 anos, quando os CDs já dominavam a indústria e tomavam o espaço dos LPs, em 1995. Ele apresenta neste domingo (16), às 9h na Praça Benedito Leite, o projeto Café Com Vinil com uma seleta playlist de sambas de renome, e abre ao público da Feirinha São Luís, iniciativa da Prefeitura da cidade, um aperitivo de sua coleção que conta ainda com o melhor do jazz, blues, rock, MPB e reggae.

Paixão pelos LPs

O colecionador conta que a paixão pelos vinis começou quando o pai comprou um aparelho de CD. A vitrola e os vinis, heranças do pai, foram direto para o quarto de Juan, que logo ganhou seu primeiro disco de Elvis Presley, o rei do rock. “Eu herdei todos os discos do meu pai, que sempre foi um cara aficionado por música. Foi dele que eu descobri a paixão pelo jazz e samba, a priori”, conta Juan. Três anos depois o imperatrizense veio morar na ilha, e não deixou para traz a coleção. Pelo contrário: expandiu. “Naquela época, na Praça Pedro II você comprava disco de R$ 1,50, R$ 2,00, aí eu comecei a completar minha coleção comprando desses lugares […] depois disso eu passei a completar todas as minhas coleções, todos os Caetanos, todos os Chicos Buarques, todos os Gilbertos Gil, todos os Vinícios de Moraes e Tom Jobins”, conta Juan.

Juan já tem uma coleção que já deve estar na casa dos 3.000. “Deve”, porque o colecionador parou de contar há um bom tempo. “Eu não tenho ideia de quantos eu já tenho porque eu parei de contar faz tempo, e quem conta vinil e tatuagem, ou compra pela internet é nutella”, polemiza, fazendo menção aos colecionadores “raízes”, que fazem jus à prática, e aos que colecionam por modismo. Juan explica que muito do que adquiriu veio de viagens. “Como bom estudante de esquerda, eu ia atrás de livros em sebos, e nesses lugares você encontra os melhores discos, os melhores papos e as melhores cabeças”, conta relembrando a época universitária. “Em todo lugar que eu vou, eu vou atrás de comprar disco. É como gente que vai viajar e tem que ir num estádio de futebol, então eu tenho que ir na cidade ver um sebo, conversar com alguém, ver se tem alguma coisa da terra”, comenta.

Café com Vinil na Benedito Leite

Ambiente aconchegante, boa música soando na vitrola e café. Foi esta a combinação que soou perfeita para Juan Rodrigo, que é também barista (especialista em cafés de alta qualidade) de formação, e mais dois amigos em Brasília, no ano de 2009, e deu origem ao Café Com Vinil. Juan vendeu em 2011 sua parte do negócio na capital brasileira e voltou a São Luís para novas empreitadas, e para compartilhar sua pesquisa musical de cerca de duas décadas novamente com os maranhenses.

Sobre a participação na Feirinha São Luís, Juan Rodrigo conta que tudo aconteceu a partir de uma parceria que deu certo. Quando voltou à ilha, o colecionador de vinis reencontrou Edvaldo Holanda Jr., Prefeito de São Luís e amigo da época de faculdade, e passou a participar das reuniões sobre a feirinha. “Eu tô pondo um talento meu gratuitamente à disposição da Prefeitura. São pelo menos 22 anos de pesquisa que eu tô querendo compartilhar com a cidade em uma hora por semana”, comenta.

Feirinha São Luís

A Feirinha São Luís é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís. O espaço é montado todos os domingos na Praça Benedito Leite, e vai das 7h às 15h. Na feirinha, ludovicenses e turistas podem desfrutar do melhor da culinária, artesanato e cultura maranhense. A 6ª edição do evento ocorre neste domingo (16), e vai reunir produtos agroecológicos, exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e literárias, gastronomia e apresentações culturais locais.

Para dar o tom à ocasião, a Banda da Feirinha abre os trabalhos às 8h. Na sequência, Juan Rodrigues apresenta o projeto Café com Vinil, seguido do Grupo Deu Branco com chorinho, às 10h, e Cia Batuk às 11h. A festa segue com o Boi de Morros ao meio dia, seguido dos tambores do Tambor de Crioula do Mestre Amaral, às 13h, e o Forró Pé-No-Chão para encerrar a programação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias