Cesmu

2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres tem início nesta quinta-feira (6)

A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (6), às 18h, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

A 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (Cesmu), sob a temática “Saúde da Mulher: desafios para integralidade com equidade”, formulará diretrizes para políticas públicas, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (6), às 18h, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

De acordo com o IBGE, as mulheres no Brasil representam 51,4% da população, sendo que 37,3% responsáveis pelo sustento das famílias. Elas vivem mais do que os homens, porém adoecem com mais frequência. As mulheres também são as principais usuárias do SUS. Buscam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento, no entanto, e, sobretudo, acompanham crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos e, além disso, muitas trabalham como cuidadoras.

A Conferência Estadual vai fortalecer e ampliar as discussões em torno da situação da saúde da mulher, promovendo políticas públicas e participação social na construção de soluções que visam mudanças e melhorias no âmbito da saúde da mulher. O evento será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

A 2ª Cesmu reunirá, nos dias 6 e 7 de julho, cerca de 400 mulheres, gestoras, de entidades de classe, movimentos sociais e instituições voltadas à saúde, que deliberarão sobre as diretrizes para políticas públicas e a composição da delegação maranhense à 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher (CNSMu), em Brasília.

Macrorregionais

Antes das Conferências Estaduais, todos os estados da federação promoveram o debate por meio de conferências macrorregionais. No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) realizaram conferências em sete territórios, que abrangem as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) a fim de ampliar a participação de mulheres e homens, jovens, adultos e idosos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, prestadores de serviços, na construção de políticas públicas na área da saúde da mulher.

Conferência Nacional

A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres será o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres, e de contribuição para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação. A CNSMu está programada para acontecer no mês de agosto.

Programação da Cesmu

Dia 06
15h – Início do credenciamento
18h – Abertura
19h30 – Aprovação do Regimento Interno
20h30 – Coffee break/atração cultural

Dia 07
8h – Painel dos eixos temáticos• Eixo I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres• Eixo II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres• Eixo III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres• Eixo IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social
10h – Grupos de trabalho
12h – Almoço
13h30 – Trabalhos de grupos
15h – Plenária final

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias