Amazônia sustentável

Governo do Maranhão discute desenvolvimento sustentável em Belém

O evento é realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Banco da Amazônia, que teve como tema “Diálogo Público – Amazônia sustentável: desafios para o desenvolvimento socioeconômico”

Reprodução

O vice-governador Carlos Brandão, acompanhado do presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, cumpriu agenda na capital paraense, esta semana. Em Belém, participou de evento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Banco da Amazônia, que teve como tema “Diálogo Público – Amazônia sustentável: desafios para o desenvolvimento socioeconômico”.

Juntamente com os demais ministros do TCU, representantes dos estados do Amazonas e Acre, Carlos Brandão e Felipe de Holanda debateram sobre o planejamento das ações dos governos federal e estaduais e para o desenvolvimento sustentável da região Norte, por meio da discussão de cinco painéis que vão debater os desafios locais e as potencialidades e entraves para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, considerando aspectos como inclusão social e distribuição de renda.

O Maranhão participou também de um painel de discussão com a temática Amazônia e Geração de Renda. “É uma forma de apresentarmos ao público as esferas produtivas locais (APL´s) do nosso estado, já que a Amazônia Maranhense é dotada de recursos naturais estratégicos para a promoção de atividades econômicas endógenas, marcadamente favorável para os mercadores consumidores, sobretudo no que diz respeito ao Norte e Nordeste do Brasil”, situou o presidente do Imesc.

O painel

Os debates voltados para a Marca Amazônia e a Geração de Renda tiveram como moderador o ministro do TCU, José Múcio Monteiro; e como participantes o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Ademir Stroski; o governador do Estado do Acre, Tião Viana e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Dentre os assuntos debatidos por Brandão, estiveram os arranjos produtivos voltados para extração de insumos da terra, as atividades turísticas regionais e o aproveitamento racional das potencialidades minerais do Maranhão.

“Também não devemos nos esquecer do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) em nosso estado e dos investimentos em Educação Superior”, ressaltou Brandão, ao avaliar a forma como a Amazônia Maranhense foi vista por décadas, nem sempre acompanhada por estruturas de integração espacial ou mesmo envolvida em ações que promovam a qualidade de vida da população regional.

Ainda em Belém, o vice-governador participou da 16ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) nesta sexta-feira (23).

Nesta reunião, Brandão esteve com o ministro da Integração Regional, Helder Zahluth Barbalho; representantes dos Estados da Amazônia Legal ou seus suplentes (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, além do Maranhão); representantes da classe empresarial; representantes da classe dos trabalhadores e a presidência do Banco da Amazônia.

Comenda do Mérito Amazônico

O vice-governador também esteve entre os homenageados com a Comenda, pelos serviços prestados ao desenvolvimento amazônico e por representar um estado que reúne unidades de conservação, presença de diversificados produtos que podem constituir cadeias produtivas locais; áreas com grande potencial ecoturístico e presença de populações tradicionais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias