Viagem

Neste dia do turista, veja as Sete Maravilhas turísticas do Maranhão

O nosso estado é conhecido por suas belezas naturais, em vários municípios, que os próprios maranhenses ainda não conhecem

Hoje, 13 de junho, é comemorado o Dia do Turista e, para lembrar a data, O Imparcial selecionou uma lista com sete maravilhas turísticas do Maranhão que você precisa conhecer. Agora é só arrumar as malas e cair na estrada!

O nosso estado é conhecido por suas belezas naturais, em vários municípios, que os próprios maranhenses ainda não conhecem. A nossa lista inclui: Carolina, Riachão, Santo Amaro, Lagoa do Cassó, Barreirinhas, Alcântara e São Luís.

 

Carolina 

Conhecida como uma das principais cidades turísticas do Maranhão, Carolina fica localizada do sul do estado, e é conhecido pelas suas cachoeiras, além de ser o ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, local que contém muitas cachoeiras e canyons.

É por causa das cachoeiras que Carolina é chamada de Paraíso das Águas. Aqui, em pouco mais de seis mil quilômetros quadrados, já foram encontradas exatamente 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes.

Algumas opções opções de visitações pela cidade são: Cachoeira da Pedra Caída, Cachoeira Prata, Morro das Figuras, Morro do Chapéu, Praia do Tocantins, Balneário, Poço Azul, Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Riachão 

Foto: Cleidson Martins

O pequeno município de Riachão, com um pouco mais de 20 mil habitantes, é cheio de tem diversas maravilhas, como a cachoeira do Cocal, onde há um poço azul com águas cristalinas. Também tem o Balneário Frutuoso, lugar que tem piscinas naturais e restaurantes, com quadras de vôlei e futebol.  Além de ficar próximo a Carolina, com quem divide algumas das principais cachoeiras do Maranhão.

Por lá você pode visitar a Cachoeira de Santa Bárbara e Poço Azul.

Santo Amaro 

Santo Amaro é o “primo pobre” dos Lençóis Maranhenses, já que é menos conhecido que Barreirinhas e Primeira Cruz, mas possui as mais belas lagoas e possui mais da metade da área do Parque Nacional dos Lençóis. Antigamente, o acesso à cidade se dava apenas por veículos 4×4, mas nos últimos tempos houve a construção de 22km de rodovia que facilitou a chegada até a cidade.

A  viagem dura cerca de uma hora e meia que preservou a natureza e a autenticidade do lugar. Além das lagoas aqui há de fato inúmeras trilhas que para os amantes de paisagens e natureza serão inesquecíveis.

Por lá você pode visitar a Lagoa das Andorinhas, Lagoa Betânia, Lagoa da Gaivota, entre outras…

 

Lagoa do Cassó 

 

No município de Primeira Cruz está uma das maravilhas turísticas do Maranhão, a Lagoa do Cassó. Ela contem cerca de 5 km de extensão e 800 metros de largura. Gigante, né?! Distante 207 km de São Luís, o local é uma boa pedida para quem deseja descansar em uma das redes armadas na beira da lagoa. Ótima pedida para uma viagem com amigos e família.

A origem do nome da lagoa é bem interessante. O local foi um dos pontos próximos a Revolta dos Balaios e em vários momentos os soldados saiam em busca de fugitivos e quando eram perguntados se acharam alguma coisa respondiam: “Estou cá, só!”.

 

Barreirinhas

 

Um dos destinos mais procurados pelos turistas que vem ao Maranhão, Barreirinhas não poderia ficar fora da nossa lista. Também conhecido como “Deserto Brasileiro”, o município contem uma vasta área de grandes dunas de areias, lagoas e lagos. É o principal acesso para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Os turistas costumam visitar a região de várias formas. Desde andando de quadriciclos pelas dunas, até navegando em lanchas e jet ski pelo Rio Preguiças. Mas os que tem mais espírito aventureiro e poder aquisitivo podem fazer passeios aéreos para tirar fotos e observar os lençóis como um todo.

Por lá você pode conhecer as Lagoas Bonita e Azul, Rio Preguiças, Praia dos Lençóis, Rio Cardosas e uma infinidades de outras atividades ao ar livre! E aí, ficou tentado?

 

Alcântara 

 

Conhecida pelo Centro de Lançamento e pelas ruínas, Alcântara é um município próximo a São Luís, mas desconhecido para grande parte da população ludovicense.

No turismo, o melhor período é quando ocorre a festa do Divino Espírito Santo, que leva milhares de pessoas para a cidade. Que aproveitam o festejo e conhecem também as lindas ruínas estão espalhadas por toda a cidade. Na gastronomia, os doces e licores são um dos pontos altos de quem visita o local.

Locais para visitar: Praça da Matriz, Igreja do Carmo, Pelourinho, Museu Casa Histórica de Alcântara.

 

São Luís

Foto: Reprodução

 

Por último, mas não menos importante, a capital do Maranhão está entre os principais destinos turísticos do estado. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão o Centro Histórico, Teatro Arthur Azevedo, Igreja da Sé Praça Maria Aragão… Lindas praias como Litorânea, Araçagi, Calhau, Praia da Guia entre outros incríveis lugares que pertencem a capital maranhense.

Ultima atualização: 13 de junho, às 15h57

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias