YouTube EDU e Facebook

As novas alternativas de educação via YouTube EDU e Facebook

Na plataforma, alunos, professores e o público em geral podem encontrar vídeos com conteúdos escolares de diversas disciplinas das várias etapas do ensino

O Google, em parceria com a Fundação Lemann, lançou em 2013 um espaço que iria revolucionar o acesso ao aprendizado de diversas matérias via internet, a plataforma denominada YouTube EDU, na qual alunos, professores e o público em geral podem encontrar vídeos com conteúdos escolares de diversas disciplinas das várias etapas do ensino.

O projeto nasceu da parceria entre o maior portal de vídeos do mundo e a Fundação Lemann, criada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann com objetivo de melhorar a qualidade dos alunos brasileiros. O objetivo do YouTube EDU é estimular os professores do Brasil a criarem conteúdos educacionais de qualidade, usando a internet para oferecer este material de maneira democrática. O Brasil foi o primeiro país, após os EUA, a ter uma iniciativa na linha do YouTube EDU. Para fazer parte do site, foi feita uma seleção de conteúdos considerados de qualidade, gratuitos e organizados de forma fácil e intuitiva. Essa curadoria foi feita com muito rigor por uma equipe da Fundação Lemann.

O professor Yvis Urquiza, que leciona a disciplina de Física na rede escolar de Maceió, foi um dos selecionados e é embaixador da plataforma, além de grande entusiasta desse projeto. Ele comanda o canal Física Total, e suas vídeoaulas impactam milhares de alunos que se preparam para o Enem nos quatro cantos do país. Um dos relatos mais emocionantes, segundo Urquiza, foi ter recebido o email de um índio de uma tribo distante da Amazônia, que viaja cerca de três horas, semanalmente, até uma cidade com internet, só para poder assistir às aulas do canal Física Total, com as quais conseguiu desmistificar a Física e vencer suas dificuldades na matéria; graças à didática especial do professor Ivys Urquiza.

“Essa é a real democratização da educação nesse país gigante e tão desigual. Me senti emocionado e honrado em estar contribuindo com meu trabalho para o empoderamento de tantas pessoas através da educação”, diz ele, que criou uma hashtag com a sigla do lema que sempre fala aos seus alunos, a #LQVP, que significa LembreQueVocêPode!

Palestrante convidado do evento Trakto Marketing Show, que reuniu em Maceió mais de 500 participantes no último feriado do dia 15 de junho, Yvis Urquiza emocionou a plateia com sua palestra, na qual narrou as transformações poderosas que a internet e o canal YouTube vêm proporcionando no país na área da educação. “Percebi que o interesse dos alunos em sala de aula não estava no quadro necessariamente, mas nas telas dos celulares. E foi aí que decidi criar meu canal, o Física Total, e produzir conteúdos que possam ajudar os alunos falando na linguagem que eles mais curtem. Não esperava tanto engajamento, mas sigo produzindo, pois acredito que a educação é transformadora e, quando associada a esse poder gigante que advém da internet, o resultado é incrível”, diz Urquiza, que atualmente conta com mais de 280 mil inscritos e mais de 300 videoaulas postados.

Outro espaço bastante utilizado pelos professores brasileiros que se dedicam à preparação de alunos para o Enem é o Facebook. Com post de dicas e vídeos gravados sobre suas respectivas disciplinas, os educadores vêm descobrindo o poder desse intercâmbio, que acaba gerando convites de outras cidades, para a realização de palestras e cursos de férias. Um exemplo é a iniciativa do Colégio Dom Bosco, que lançou o Curso de Férias “Preparação para o Enem”, que acontecerá de 3 a 15 de julho, com aulas em diversas disciplinas, divididas por matérias diferentes a cada semana. Os professores são experts em suas respectivas áreas, de diversos estados e famosos por seus conteúdos on-line: Hércules Luís (PR) – Matemática; Gorete Cavalcante (CE) – Redação; Marcelo Henrique (CE) do Canal Descomplica de Biologia; Iury Silva (PB) – Química; e Rogério Fattori (CE) – Física. Muitos desses professores já possuem diversos seguidores maranhense, que agora vão ter a chance de estudar de perto com seus ídolos, nessa parceria com o Dom Bosco. Mas antes, para lançar oficialmente o curso de férias, o Colégio Dom Bosco promove amanhã, às 19h, no Teatro Mariza Izabel Rodrigues, a palestra gratuita e aberta ao público “Enem Sem Surpresas”, com poderosas dicas de um dos maiores experts na prova do Brasil, o prof. Eduardo Quintanilha, da Evolucional Simulados (Campinas – SP). Graduado em Editoração pela USP, com MBA em Projetos pela FGV, Quintanilha trabalha há mais de 10 anos com simulações do Enem e há 15 anos com a elaboração de material didático do Ensino Médio e Ensino Fundamental II. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.dbosco.com.br.

Quanto aos canais de educação da plataforma YouTube Edu, todos os professores são unânimes em recomendar a audiência, pois fortalecem os conceitos aprendidos em sala de aula e ainda democratizam o acesso a aulas com professores renomados a estudantes mais carentes. Afinal, para quem quer estudar e vencer na vida, em tempos de YouTube e redes sociais, o céu é o limite para chegar lá!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias