Tecnologia

Uniforme inteligente do Iema inova com comunicação entre pais, alunos e escola

Foram distribuídos uniformes equipados com chips impermeáveis para os mais de 1.400 estudantes da rede; também houve implantação de sensores nas entradas das unidades

Reprodução

Sempre que Helena Silva Cunha cruza os portões do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de São Luís, onde cursa o 2º ano, tem a presença imediatamente registrada no sistema de frequência da escola. Ao mesmo tempo, a mãe da aluna recebe uma mensagem SMS no celular avisando que a filha conseguiu chegar à unidade. Quando há reuniões ou atividades extras, os avisos também chegam à dona Rosa Maria Conceição Silva, que se diz satisfeita com a inovação.

“É um sistema muito confiável, porque a gente fica mais tranquila quanto à segurança sabendo a hora que ela chegou, quando saiu; e, recebendo a mensagem, eu também fico sabendo das reuniões, das provas e atividades que acontecem em outros dias como o sábado, por exemplo”, afirma dona Rosa.

Helena também aprova o sistema. “É necessário. Eu venho de ônibus, e, com isso, minha mãe pode me acompanhar melhor, ficar menos preocupada”, afirmou.

A comunicação rápida e eficiente entre pais, responsáveis e escola já é utilizada na forma de projeto piloto nas sete unidades plenas do Iema. Além dos uniformes equipados com chips impermeáveis distribuídos para os mais de 1.400 estudantes da rede, a novidade inclui a instalação de sensores nas entradas das unidades e o software específico no qual foram cadastrados todos os alunos e seus respectivos responsáveis.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, “a tecnologia existe para ajudar a superar as dificuldades e o uso inteligente dela nos permite melhorar nossa qualidade de vida”.

Ele acrescenta que os pais, preocupados com a segurança dos filhos, podem acompanhar de forma mais próxima o deslocamento dos filhos, e, também, o aproveitamento escolar.

TECNOLOGIA NO DIA A DIA

Os uniformes inteligentes começaram a ser utilizados em outros estados brasileiros por volta de 2011 e, de lá para cá, muitas escolas em todo o país aderiram. No Maranhão, é a primeira vez que uma escola pública utiliza o sistema. “É uma iniciativa, assim como o Iema de forma geral, que merece ser reconhecida. Em nenhum governo anterior houve esse investimento em educação, e, principalmente, nesse tipo de equipamento, que ajuda os pais e também toda a escola”, afirma dona Rosa.

De acordo com Coreolano Filho, gestor de Controle Interno da Secti e responsável pelo projeto piloto “Uniforme Escolar Inteligente”, o registro da presença já na entrada do aluno traz benefícios como a redução do tempo gasto em sala de aula com as tradicionais chamadas. “A ideia é que num futuro próximo tenhamos esse sistema instalado em todas as escolas, colaborando com a comunicação com os pais e também otimizando o tempo dos professores com os alunos em sala de aula”, informa.

O sistema também permite a correção assertiva de problemas como a evasão dos alunos. “Como é possível acompanhar em tempo real a frequência escolar, ao se perceber mais rapidamente um comportamento de evasão, pode-se investigar esse problema e usar medidas de correção em tempo hábil”, explica Coreolano.

Também de acordo com ele, o sistema está em fase de testes e ajustes desde março deste ano. O projeto definitivo será instalado após o processo de licitação, já iniciado pela Comissão Central Permanente de Licitação (CCL).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias