PRIMEIRA VEZ

Provas do vestibular do ITA serão realizadas em São Luís

Para ajudar na preparação dos alunos, a Secti irá lançar o pré-vestibular PreUni ITA, um preparativo exclusivo para o exame do Instituto

Foto: Divulgação

Jovens maranhenses que sonham ingressar em um dos cursos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) agora terão uma chance maior de alcançar esse objetivo. O Governo do Estado recebeu esta semana uma carta do reitor do instituição, aprovando São Luís como campo de prova do vestibular do instituto.

Para ajudar na preparação dos alunos, a Secti irá lançar o pré-vestibular PreUni ITA, um preparativo exclusivo para o exame do Instituto. A notícia foi dada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, durante a abertura dos trabalhos da Escola de Atos Estudos – Tecnologias Aeroespaciais, na última segunda-feira (22), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O preparatório, segundo informou Jhonatan Almada, deverá ser lançado em junho, com a participação do setor de seleção do ITA que virá a São Luís realizar a aula inaugural. “As aulas acontecerão todos os sábados, o dia todo, tendo como foco o programa de estudos do instituto. O preparatório será gratuito, com o mesmo formato do Aulão do Enem, com material didático também específico. As aulas acontecerão até a véspera das provas”, contou o secretário.

Sobre a realização das provas em São Luís, o secretário disse que essa é uma grande conquista para o Maranhão, sobretudo para os jovens maranhenses que sonhavam em ingressar na escola, mas que não tinham condições de se deslocar para outros estados para fazer o vestibular. Hoje os locais de prova mais próximos de São Luís são Fortaleza e Belém.

“É um ganho para os estudantes que têm o interesse, que sonham ingressar no ITA. Nós trazemos a prova para São Luís e paralelamente fazemos um pré-vestibular com foco no programa no vestibular do Instituto”, enfatizou Jhonatan Almada. “Certamente os estudantes que tinham esse desejo terão o caminho encurtado para realizá-lo”, completou o titular da Secti.

A novidade foi recebida com alegria e entusiasmo pelos estudantes presentes na Escola de Altos Estudos. Marcos Vinicius Dias foi um dos que vibrou com a boa nova anunciada pelo secretário Jhonatan Almada. “Eu tenho grande interesse em fazer o vestibular do ITA, e agora com certeza irei fazer com toda essa facilidade. Uma iniciativa muito boa, realmente”, disse Marcos Vinicius.

Luciane Maria Ferreira também ficou feliz com a notícia. “Penso que a falta de condições de muitos alunos de se deslocar para outros estados era um entrave para que muitos maranhenses participassem do vestibular do instituto. Agora essa dificuldade não existe mais. É mais uma oportunidade que se abre para os jovens maranhenses”, destacou a estudante.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias