Programa de Aquisição de Alimentos

Programa de Aquisição de Alimentos contempla 15 municípios

Governo realiza Dia D do Programa de Aquisição de Alimentos em 15 municípios

Reprodução

Foi realizado nesta segunda-feira (29), em 15 municípios maranhenses, o “Dia D do Programa de Aquisição de Alimentos”, com objetivo de fortalecer a comercialização. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado através do Sistema da Agricultura Familiar, e configura um dos principais canais de aquisição direta de alimentos produzidos pelos trabalhadores rurais com dispensa de licitação.

A ação do “Dia D” mobilizou diversos agricultores, como Rosa Alves, beneficiária do Plano Mais IDH, do povoado Lagoa do Encontro, no município de Lagoa Grande. Ela comercializou alguns alimentos produzidos em sua área, como abóbora, mamão, pimentinha e bolo.

Outro agricultor que garantiu seu espaço de comercialização foi o Charles Rodrigues. Para ele, o PAA é um importante meio para melhorar a renda familiar. “Se a gente não produzir, a cidade não tem como se alimentar. E através do PAA vamos produzir mais e vai ajudar a aumentar a renda da família. E estamos de parabéns porque produzimos um alimento adequado para colocar nas escolas e para a população”.

Parte dos alimentos é adquirida pelo Governo do Estado diretamente dos agricultores familiares e demais povos e comunidades tradicionais para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social. Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.

o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, disse que o Governo Estado tem evoluído no Programa de Aquisição de Alimentos dos agricultores familiares em relação a 2014. Em 2015 foram 3.504 agricultores beneficiados e mais 3.604 agricultores beneficiados em 2016, enquanto em 2014 foram 2.794. “Em 2017, começamos com o pé direito e temos garantido mais de R$ 10 milhões para beneficiar agricultores de 78 municípios”, enfatizou.

Os municípios participantes do Dia D do PAA foram Peritoró, Lagoa Grande do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Mirador, Passagem Franca, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Duque Bacelar, Santo Antônio dos Lopes, Santa Filomena do Maranhão, Araioses, São Francisco do Maranhão, Timon, Cajari e Milagres do Maranhão.

Para a coordenadora do Departamento de Mercados Institucionais da SAF, Antônia Lúcia Malheiros, o Dia D do PAA, promovido pelo Sistema SAF, foi pensado com o objetivo de dar ênfase ao programa demonstrando aos municípios e agricultores a importância da comercialização de produtos da agricultura familiar. “Com a comercialização dos seus produtos, os agricultores ficam mais confiantes quanto à participação no PAA, então o Dia D vem reforçar essa ideia”.

O PAA é executado com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com estados e municípios. A secretária Municipal de Agricultura de Lago dos Rodrigues, Cleane Ramos falou da satisfação do programa ser executado no município. “Estamos muito felizes por ter conseguido esse programa para nosso município que vai garantir renda e os agricultores vão produzir mais e poder vender seus alimentos”.

Na abertura do Dia D, a equipe da SAF destacou a importância do programa. Em seguida, foi realizada a comercialização dos produtos com a pesagem e emissão de termo de recebimento, além de doação de produtos para entidades. O PAA foi criado em 2003 e é uma ação do Governo Federal executado pelo Governo do Estado colaborando com o combate à fome e à pobreza.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias