AÇÃO

Procon realiza fiscalização de bancos em Zé Doca

Dos quatro bancos presentes na cidade, três foram autuados por irregularidades na estrutura oferecida aos consumidores

Reprodução

Garantir o exercício da cidadania através da melhoria da qualidade do serviço. Este foi o objetivo central das ações de fiscalização dos bancos, feitas de forma inédita em Zé Doca, localizada na Região do Alto Turi. As ações, ocorridas nesta terça-feira (16), foram realizadas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA).

Dos quatro bancos presentes na cidade, três foram autuados por irregularidades na estrutura oferecida aos consumidores ou pelo tempo de espera acima do permitido pela Lei Municipal 370/2011, configurando como falha na prestação do serviço.

No banco Bradesco, foram identificadas irregularidades como demora no atendimento, falha na porta giratória e ausência do número do Procon nas dependências da agência. As duas últimas ocorrências, também, foram registradas no Banco do Brasil, além da ausência de bebedouro e CDC, e falha no funcionamento da máquina de senha. Já na Caixa Econômica Federal foi identificada, também, demora no atendimento. Dentre os quatro bancos fiscalizados, apenas o Banco do Nordeste não apresentou irregularidades.

A reclamação mais comum encontrada durante a fiscalização foi a demora no atendimento – na quase totalidade dos bancos os consumidores estavam há mais de uma hora aguardando serem atendidos, configurando como falha na prestação de serviço, de acordo com a Lei Estadual 7.806.

Para a lavradora Maria do Socorro, de 68 anos, a fiscalização chegou em boa hora. “Nós idosos temos problemas em utilizar o cartão. Procuramos atendentes, e nunca tem alguém para nos ajudar. A fiscalização serve para identificar esses problemas e resolvê-los”, comentou.

Além dos bancos, também, foram fiscalizados lotérica e posto de combustíveis, sem ocorrências de irregularidades. No posto, os consumidores foram orientados a realizar o teste de qualidade do combustível.

Além das ações de fiscalização, foi realizada, também em Zé Doca, uma audiência pública na câmara municipal, com o tema “Serviço Bancário”. Na ocasião, o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, garantiu a realização de ações de fiscalizações semanais no município. “O nosso papel [do Procon/MA e do Viva] em Zé Doca será fundamental em garantir os direitos básicos ao cidadão, com fiscais monitorando as relações de consumo em toda a cidade, semanalmente. Assim, além de melhorarmos a segurança e a economia da cidade, estaremos melhorando a qualidade de vida do município”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Edilson Ramos, também elogiou o sucesso da fiscalização. “Contar com esta ação e saber que, em um futuro próximo, seremos todos beneficiados, só demonstra a força que o Procon tem em todo o Estado”, revelou.

Além do presidente do Procon/MA, participaram da audiência pública: o Presidente da Câmara Municipal, vereador Edilson Ramos (PR); o Vice-Presidente Alexandre Barroso (PTB); o Primeiro Secretário Hennio Silvestre (PSD); o segundo secretário Rogério Sousa (DEM); e o Major Andrade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias