Cuidados com os cabelos

Confira dicas para ter os cacheados e crespos dos sonhos

Descubra a curvatura dos seus fios e confira os cortes da vez e os produtos ideais para mantê-los bem cuidados e hidratados

Beyoncé e Taís Araújo exibem crespo natural

Decidiu manter os cachos originais ou está apenas em busca de novidades para defi ni-los? Para cada curvatura (dos ondulados tipo 2A ao afro 4C), há cortes e fórmulas específi cas, que fazem toda a diferença no resultado final. O cabeleireiro Wilson Eliodório comenta as diferenças e indica as principais tendências de cortes para valorizar cada tipo de fio.

ONDULADO: curvaturas 2A até 2C

Celebridades: Julia Roberts e Alinne Moraes

Fios desse grupo começam com uma leve ondulação (2A), que, apesar de serem fi nos, conseguem ser modelados com produtos de alta fixação. O segundo nível, 2B, apresenta ondas mais acentuadas, com mechas em formato de “S” facilmente defi nidas com mousses e géis. Costumam ser mais encorpados e resistentes. Já o 2C, tem mais volume que os demais, espessura mais grossa e textura mais propensa ao frizz.

Cortes indicados: “O chanel repicado com a nuca batida e franja é uma das principais tendências. É menos quadrado, mais leve e um clássico para fi os de espessura até 2C”, diz Wilson Eliodório. Para quem quer manter o comprimento longo, o ideal é o corte em camadas para garantir volume e definição.

Cuidados: É importante evitar fórmulas muito pesadas. “Esqueça cremes e emulsões muito densas. Prefira condicionadores livres de silicone e xampus sem sulfato”, diz Eliodório.

Cacheados: curvatura 3A a 3C

Celebridades: Débora Nascimento, Taís Araújo e Beyoncé

O primeiro grau, 3A, é representado pela mechas soltas, grandes e em forma de “S” (um pouco mais fechado que o ondulado tipo 2B) e facilidade em modelar. Os fi os 3B são conhecidos pelo formato em espiral bem definido (como se fosse uma mola) e também por serem maleáveis, porém finos e frágeis. O cabelo 3C costuma ser o mais volumoso desse grupo, com cachos pequenos e mechas encorpadas.

Cortes indicados: Fios desse tipo podem seguir a tendência dos looks inspirados nos anos 80, com franja e comprimento bastante repicado para dar leveza. “Também fi cam ótimos com esse corte e, se quiser, dá para moldá-los com o um pente tipo garfo para um clássico black”, diz Eliodório. Os do tipo 3B, como o da Beyoncé, por serem bastante defi nidos combinam com cortes em camadas, sem franja.

Cuidados: Os três tipos costumam sofrer com mudanças no clima, aumentando o frizz. Para o 3A, mousses, leave-ins à base de creme ou óleo são boas opções, enquanto os 3B e 3C fi cam limpos, protegidos e hidratados com bálsamos limpantes. Condicionadores sem silicones e manteigas hidratantes complementam o tratamento diário.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias