Dicas

Como manter sua mesa de trabalho arrumada

Dicas para deixar a mesa do trabalho organizada e, com isso, aumentar a produtividade

Reprodução

A equação é simples: se o tempo gasto arrumando pilhas de papel é maior do que o de concluir uma tarefa, é hora de colocar o escritório em ordem. “Um ambiente de trabalho limpo e racional é essencial para quem quer ser produtivo”, diz a diretora de organização da empresa australiana The Lifestylers Group, Natalie Morey. A seguir, dicas para acabar com a bagunça durante o expediente.

Crie arquivos
Acumular papéis gera confusão e gasta tempo, afirma a coach Lyanne Trevail. “Uma maneira moderna de arquivar documentos é fotografá‑los.” Aqueles que não podem ser digitalizados devem ser organizados em pastas. “A dica é etiquetá-las por temas.” Mas atenção: “Recibos, contratos e prestações de contas devem ser guardados por, no mínimo, sete anos”, diz Lyanne. “Por isso, devem ser mantidos em caixas longe da vista, uma vez que serão acessados esporadicamente.”

Limpe seu porta-canetas
Um lugar para tudo é um lugar para nada”, diz Lynne. Tenha um compartimento específico para cada item de papelaria – caneta, clipes e post-its. O importante é deixar o mínimo sobre a mesa. Isso se resume a computador, mouse, telefone, caneta e caderno.

Use as paredes
Colocar pilhas e cadernos em uso sobre o chão ou sobre a mesa é um dos hábitos mais comuns nos escritórios. “O problema é que as tarefas urgentes se sobrepõem e as pilhas aumentam. Existem ótimos arquivos que podem ser fixados nas paredes, atrás de portas”, diz Natalie. “Prateleiras são boas para evitar que a papelada se espalhe”, completa.

Não desista
“Manter a organização é o princípio fundamental de qualquer coach”, afirma Natalie. “O segredo é fazer limpezas diárias no fim do expediente.” Ela também recomenda uma faxina mensal de duas horas e outra anual, de um dia inteiro, para descartar livros e papéis sem serventia.

Limpe seu porta-canetas
Um lugar para tudo é um lugar para nada”, diz Lynne. Tenha um compartimento específico para cada item de papelaria – caneta, clipes e post-its. O importante é deixar o mínimo sobre a mesa. Isso se resume a computador, mouse, telefone, caneta e caderno.

Mesa não é camarim
Ter espelho, escova de cabelo, desodorante, lixa e batom em um nécessaire dentro da gaveta é mais do que suficiente para os cuidados de beleza urgentes. “O restante da maquiagem deve permanecer dentro da bolsa”, afirma Lynne.

Invista na decoração
Um ambiente organizado não é sinônimo de chato. “Estudos mostram que plantas ajudam a melhorar a satisfação dos funcionários”, diz Natalie. Um vaso com uma árvore-da-felicidade ou uma samambaia, indicadas para lugares fechados, pode deixar a sala mais bonita e transmitir uma sensação de relaxamento. “Outra dica é colocar um porta-retratos com fotos inspiradoras. Isso ajuda a lembrar por que trabalhamos tão duro”, completa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias