Comunicação

ASPCOM é lançada buscando unir para fortalecer

Associação dos Profissionais de Comunicação do Maranhão foi lançada com propósito de agregar comunicadores e servir como espaço de valorização da categoria

Lançamento da ASPCOM no auditório de O Imparcial. Foto: Honório Moreira

No último sábado, profissionais da comunicação se reuniram para lançar a Associação dos Profissionais de Comunicação do Maranhão (ASPCOM). O primeiro passo foi dado com a eleição da Mesa Diretora, em que foram definidas as comissões de Esporte, Educação, Saúde e Ação Social, e Eventos. A diretoria executiva foi encabeçada por Flávio Chocolate (presidente), Rodrygo Vera Cruz (vice-presidente) e Augusto Jr. (secretário-geral).

A Associação nasce com foco no fortalecimento da comunicação no estado do Maranhão, na valorização e integração do profissional que atua na comunicação em suas diversas áreas. À frente do projeto estão o radialista Flávio Chocolate, o jornalista Tarcísio Brandão e o publicitário Rodrygo Vera Cruz.

Um dos propósitos do projeto é uma associação física que irá reunir seus associados em um espaço de lazer, confraternização e entretenimento. Segundo Flávio Chocolate, alguns terrenos ociosos que podem abrigar a Associação já estão catalogados e serão apresentados à mesa diretora que tomará as providências para conseguir cooptar o espaço junto ao poder publico.

“O objetivo é valorizar o profissional. Estou há 27 anos na Comunicação e sem ela eu não seria nada, então temos algumas metas para essa Associação que começa com a nossa sede social que será um espaço de integração, de aperfeiçoamento e de reconhecimento do trabalho do profissional de comunicação englobando todas as áreas: jornalismo, radicalismo, relações públicas, publicitários”, afirma Flávio Chocolate.

Durante o lançamento foi apresentado o estatuto da Associação. O próximo passo é fazer o registro legal da mesma e começar a trabalhar. “Nós sabemos que é um caminho difícil, mas estamos dando o pontapé inicial e queremos deixar esse legado. A associação terá, além do lado social e recreativo, um espaço privilegiado para a realização de cursos, seminários, congressos, e ainda contará com estúdios de Rádio e TV, experimentais em um primeiro momento, com atuação na web”, planeja Flávio Chocolate.

O lema da Associação é “unir para comunicar mais” e nesse sentido, a proposta é a criação de polos em todo o Maranhão para que os profissionais de outros estados possam ter representatividade também. Segundo informa, a Associação vai começar com pelo menos oito unidades espalhadas em todo Maranhão. Além de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar, Colinas, Itapecuru, Viana, Bacabal, Timon e outros.

Para Antônio Noberto, assessor de comunicação da Policia Rodoviária Federal e membro-fundador da Academia Ludovicense de Letras, os profissionais da Comunicação do Maranhão estão de parabéns. “A criação da ASPCOM pode ser o início de um novo momento de valorização dos profissionais deste segmento propulsor da democracia.

Além de valorizar diretamente os profissionais da comunicação no Maranhão, a Associação vai somar para uma sociedade mais informada e mais consciente, tudo em sintonia com a era do conhecimento em que vivemos”, aponta.

A jornalista Ledilce Fonseca acredita que quando se tem uma entidade que se possa recorrer, e mais fácil buscar solução para algumas coisas. “Não vejo o sindicato com essa força de representatividade. Espero que tudo o que foi dito realmente aconteça e que se possa somar para que tenhamos essa união para poder reivindicar pelos nossos direitos”, acredita Ledilce.

Os idealizadores lembram que a Associação vai somar na luta dos associados junto às entidades de classe, mas questões como piso salarial são de responsabilidade dos sindicatos. “E também vale ressaltar que membros e sócios devem ter registro profissional da categoria”, comenta Chocolate.

Ainda serão anunciadas as inscrições e valores de contribuições dos sócios que serão filiados à Associação. Nos próximos dias haverá a criação de um conselho, a revisão do estatuto e programação da cerimônia de posse da Mesa Diretora.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias