Plantio

Agricultores recebem 400 toneladas de sementes de feijão

Com o fim do período de chuvas inicia-se o plantio da cultura de feijão no Maranhão. As regiões do Munim e Lençóis Maranhenses foram as primeiras contempladas

Reprodução

Nos meses de abril e maio, que finda o período de chuvas no Maranhão, são iniciados os plantios da cultura de feijão em todo o estado. Para que os agricultores plantem no tempo certo, em março deste ano o Governo do Estado iniciou a distribuição de sementes de feijão da Safra 2017, por meio do Programa ‘Mais Sementes’, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com o Sistema SAF, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). São mais de 400 toneladas de feijão, das variedades branco e gurgeia, que serão entregues em todas as regiões do Maranhão.

Na região do Munin e Lençóis Maranhenses, serão distribuídas 35 toneladas, divididas entre os doze municípios atendidos pelo Escritório Regional da Agerp de Rosário. Na última semana foi realizado na Regional de Rosário, o lançamento e distribuição das sementes e contou com a presença de representantes do Estado, de municípios, sindicatos rurais e agricultores familiares da região.

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, destacou a importância do programa para a agricultura do Maranhão. “O objetivo maior é colocar sementes de qualidade à disposição dos agricultores familiares que têm dificuldades de adquirir sementes selecionadas”, disse ele. “O feijão é um item essencial da cesta básica e presente na mesa de todos os brasileiros e o nosso estado tem potencial na produção de feijão e por meio dessa ação estamos dando condições de aumentar a produtividade e geração renda aos produtores”, completou o presidente da Agerp.

Representando a Sagrima, o coordenador Estadual do Agropólos, Lima Neto, ressaltou que “o ‘Mais Sementes’ é muito importante para os nossos produtores da região do Munin, agricultores que não têm condições de comprar sementes, recebem gratuitamente e de boa qualidade”. A agricultora familiar Maria da Cruz, da comunidade Boa Vista, do município de Rosário, contou que “as sementes são um incentivo para o pequeno produtor, apesar do período final do inverno, vamos plantar imediatamente pra que ela venha dar os resultados que nós esperamos”.

Programa Mais Sementes

O Programa Mais Sementes vem, desde 2015, distribuindo sementes de arroz, feijão, milho e hortaliças para os 217 municípios do estado. Em novembro do ano passado, foram entregues 285 toneladas de sementes de arroz e 1006 toneladas de sementes de milho para a safra 2016/2017. Para a Safra 2017, estão sendo distribuídas mais de 400 toneladas de feijão tipo Branco e Gurgeia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias