Exército

1.100 vagas para a Escola de Sargentos das Armas

A seleção é para o preenchimento de vagas para a Escola de Sargentos das Armas nos cursos de formação de sargentos músicos, de saúde e da área geral/aviação

Reprodução

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), abriu as inscrições de três novos editais de concurso público. A seleção visa ao preenchimento de 1.100 vagas para ingresso na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) nos cursos de formação de sargentos músicos, de saúde e da área geral/aviação.
Desse total de ofertas, 1.000 são destinadas à área geral/aviação, sendo 900 reservadas aos homens e 100 às mulheres, para ingresso nos cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico – armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico – manutenção de viatura auto, manutenção de comunicações e/ou aviação – manutenção.

Para sargentos músicos são reservadas 40 vagas, distribuídas entre os cursos de clarineta (10), flauta em dó/flautim em dó (2), saxhorne (5), saxofone (4), trombone tenor/trombone baixo (7), trompa (1), trompete/cornetim/flueghorne (9) e tuba (2). Os candidatos deverão comprovar habilidade na execução de partituras com o instrumento musical, a ser verificada em exames específicos. As 60 vagas restantes do concurso são para sargentos de saúde, para a função de técnico de enfermagem.

Os candidatos devem ter concluído o ensino médio, idade entre 17 e 24 anos (exceto para as áreas de saúde e música, cuja idade máxima será de 26 anos), altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens. A área da saúde ainda requer curso de técnico em enfermagem e registro no conselho de classe.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico (www.esa.ensino.eb.br). A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 12 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 80 reais.Todos os candidatos serão submetidos à prova intelectual, de caráter eliminatório e classificatório.
O exame será aplicado no dia 24 de setembro nas organizações militares sede da cidade escolhida pelo participante no ato da inscrição: Rio de Janeiro/RJ, Resende/RJ, Niterói/RJ, São Paulo/SP, Campinas/SP, Lins/SP, Guarujá/SP, Taubaté/SP, Pirassununga/SP, Vila Velha/ES, Juiz de Fora/MG, Belo Horizonte/MG, Três Corações/MG, São João Del Rei/MG, Uberlândia/MG, Montes Claros/MG, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Cruz Alta/RS, Santiago/RS, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS, Bagé/RS, Florianópolis/SC, Cascavel/PR, Curitiba/PR, Ponta Grossa/PR, Salvador/BA, Aracaju/SE, Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN, Fortaleza/CE, Teresina/PI, Petrolina/PE, Manaus/AM, Tabatinga/AM, Tefé/AM, Rio Branco/AC, Boa Vista/RR, Porto Velho/RO, Brasília/DF, Palmas/TO, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Corumbá/MS, Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Dourados/MS, São Luís/MA, Imperatriz/MA, Altamira/PA, Belém/PA, Santarém/PA, Itaituba/PA, Marabá/PA e Macapá/AP.

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas: valorização de títulos; inspeção de saúde; exame de aptidão física; exame de habilitação musical; revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos.
Segundo o edital, os cursos de formação de sargento serão realizados em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, e em diferentes organizações militares de corpo de tropa e estabelecimentos de ensino, tendo o período básico duração de 34 semanas e o período de qualificação duração prevista de 43 semanas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias