VOCÊ SABIA?

O dia em que Moto e Sampaio foram um só time

Times maranhenses formaram uma seleção para jogar contra o time carioca Vasco da Gama

Reprodução

Hoje o Castelão volta a receber mais um jogo do Superclássico. Sampaio Corrêa e Moto Club se enfrentam mais uma vez pela semifinal do returno do Campeonato Maranhense, em busca de uma vaga na final. Ao todo na história, já foram mais de 600 confrontos do Rubro-Negro contra o Tricolor.

Mas você sabia que os grandes rivais do futebol maranhense um dia já jogaram juntos?

É, isso aconteceu nos anos 80, mais precisamente no dia 13 de julho de 1988, em um amistoso contra o time carioca Vasco da Gama. Naquele ano, o Maranhão sediou o Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) e para abrilhantar a festa de abertura, que foi realizada no Estádio Castelão, o time alvinegro foi convidado para enfrentar a Seleção Maranhense. Formada por jogadores das principais agremiações, sendo elas Sampaio e Moto.

Na súmula do jogo, foi registrada a presença de cerca de 60 mil pessoas que lotaram  todas as dependências do estádio, que estava com portões abertos para assistir o jogo da então seleção maranhense formada por Haroldo (Moto), Luís Carlos (Sampaio), Marreta (Moto), Paulo César (Sampaio), Chiquinho (Sampaio), Zé Carlos (Sampaio), Deca (Moto), Alfredo (Moto), Janio (Moto) Merica (Moto), Zé Roberto (Moto), Chiquinho (Mac), Osvaldo (Moto).

Foto de um dos combinados que aconteceram em 1988, nesse caso, no Estádio Nhozinho Santos.
Foto: Arquivos/ O Imparcial

Placar do jogo?

Empate. 0 a 0. Nada mais justo, vai?!

O ouvidor da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Manoel Martins relembra que esse dia foi especial para São Luís. ” Esses jogos eram chamados de combinados . Uniam os times maranhense para jogar com um grande time de fora, transformando em um grande espetáculo para o futebol maranhense.  Nesse ano foi um tanto especial tanto para o futebol, quanto para todo o esporte no Maranhão. Foi um dos Jems mais concorridos que já teve, nesse JEB’s o nosso estado levou o títulos brasileiros na modalidades handebol e futebol. E abertura com esse amistoso foi extremamente lindo”, detalha o ouvidor.

Além desse confronto, dias depois houve outro combinado no Estádio Nhozinho Santos, em que o Alvinegro venceu por 3×0.

Confira a ficha técnica do amistoso:

Seleção Maranhense

Haroldo (Moto), Luís Carlos (Sampaio), Marreta (Moto), Paulo César (Sampaio), Chiquinho (Sampaio), Zé Carlos (Sampaio), Deca (Moto), Alfredo (Moto), Janio (Moto) Merica (Moto, Zé Roberto (Moto), Chiquinho (Mac), Osvaldo (Moto).

Técnicos: Meinha (Sampaio) e Caio (Moto)

Vasco da Gama

Acácio, Paulo Roberto, Donato, Célio, Mazinho, Zé do Carmo, Josenilton, Osvaldo,  Vivinho, Sorato, William.

Técnico: Zanata

Arbitro: Josenil Sousa

 

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias