JUDÔ

Maranhenses participam do Campeonato Brasileiro de Judô

Em busca de medalhas, equipe formada por cinco judocas de um projeto social do bairro Jaracaty, participa da etapa regional do Brasileiro de Judô

Reprodução

A delegação maranhense formada por atletas do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty, embarcam nesta quinta-feira para Ananindeua-PA, onde será disputado o Campeonato Brasileiro Regional de Judô. O grupo é formado por Stephanie Correia (11anos), Raphael Kauã (14), Paulo Igor (17), Paulo Henrique (17) e Denilson Pedro Rocha(19)

A competição acontece nos dias 21 e 23 deste mês. Os jovens atletas maranhenses seguem otimistas com a possibilidade de conquista de medalhas.

O principal nome da equipe é o do judoca, Denílson Rocha, campeão da categoria Sub-18 na edição anterior da competição anual. O atleta de 19 anos espera repetir o feito:. “Quero ser campeão novamente. O que mais quero é manter o título, trazer a medalha para o estado e, principalmente colocar o nome do projeto no lugar mais alto do pódio. No ano passado, competi com atletas de cinco estados e consegui me destacar. Eu treinei bem para essa competição, estive fazendo uns treinos com a Seleção Brasileira, espero poder utilizar essa experiência ao meu favor”, disse o atleta. Neste ano,  a disputa  vai ser ainda maior, porque mais dois estados fizeram adesão à competição.

Denílson Rocha falou sobre a importância do judô em sua vida, e explicou o motivo de abandonar a natação pela luta. “O judô teve muitas influências na minha vida, principalmente na escola. Antes, eu fazia natação,  sempre me saía bem,  mas o projeto que eu participava não  tinha recursos para fazer viagens, e eu não queria ficar só aqui. Então saí da natação, pois eu queria viajar e participar de competições assim, e o judô me proporciona isso através do projeto. Já pratico o judô há 11 anos e não me arrependo”.

Paulo Henrique Martins  de 17 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, vai participar pela terceira vez da competição. “Participei em 2014, e 2016, inclusive fui terceiro colocado  neste ano no Campeonato Brasileiro, espero neste ano trazer a medalha de ouro para o nosso estado, eu estou representar o projeto lá e quero fazer bonito. Estou treinando desde janeiro todos os dias para essa competição, acredito estar preparado.

Morador do bairro São Francisco, Paulo Henrique, conheceu o judô através do projeto, e pratica o esporte a seis anos, Paulo sonha ser uma atleta profissional. “O que mais me motiva a fazer a luta é o apoio da minha mãe que sempre me ajuda, me motiva. O judô trouxe pra mim muitas coisas boas, além do preparo físico, o trabalho mental, foi aqui que eu aprendi a ser um cidadão melhor. Sonho ser atleta profissional e representar meu país em competições internacionais.

Quem também vai representar o estado no campeonato é o judoca Paulo Igor de 17 anos, que pratica o judô desde os sete anos de idade, o atleta vai viajar pela primeira vez para competir oficialmente. “Pretendo ir a este campeonato e trazer a medalha de ouro para o nosso Maranhão, estou ansioso para representar bem esse projeto, venho me preparando muito para essa competição e acredito na vitória. Eu luto desde os sete anos e vou levar para o campeonato, tudo que aprendi e usar ao meu favor”, pontuou o judoca.

Paulo Vitor enfatizou o benefício que o judô trouxe para sua vida. “O judô me fez uma pessoa melhor, antigamente eu vivia muito em rua, mas depois que entrei no projeto, comecei a praticar a arte marcial, comecei a mudar de vida, hoje estou muito diferente do que eu era no passado”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias