Qualificação

A importância da língua inglesa no mercado

O inglês está por todos os lados e é inegável que ter uma formação sólida no idioma enriquece o repertório cultural dos alunos. Mas, quando os estudos de um segundo idioma devem começar?

Reprodução

A comunicação é um dos processos mais importantes na vida do ser humano e, hoje, dominar um segundo idioma não é mais uma opção para quem deseja se destacar de alguma forma, é uma necessidade real para inserção social e ascensão no mercado de trabalho. A consciência da importância de se ter sólidos conhecimentos de inglês já faz parte da cultura da família brasileira, por isso, cada vez mais cedo os pais têm buscado um bom ensino do idioma aos filhos.

Mas, quando iniciar os estudos do inglês? Essa é uma dúvida recorrente de muitos pais. O inglês pode, e deve, ser ensinado a crianças desde bem pequenas. Quanto mais cedo for o contato, mais facilidade terá a criança em aprender qualquer conteúdo. A professora Alessandra Gimenez, gerente da franquia maranhense da escola de inglês infantil Red Balloon, recomenda o primeiro contato com a língua por volta dos três anos e acredita que o inglês deve ser introduzido a partir de elementos que tenham a ver com o universo da criança.

“O ideal é que o estudo do inglês inicie o quanto antes, porque na primeira infância é quando todas as janelas cerebrais estão abertas para aprendizagem de um segundo idioma. A abordagem do ensino deve ser contextualizada, utilizando-se materiais didáticos adequados a cada faixa etária e trabalhando múltiplas habilidades, não apenas o aprendizado da língua”, pontua a professora Alessandra Gimenez, gerente de inglês.

Até os três anos, o cérebro da criança cresce em um ritmo acelerado. A atividade cerebral só começa a se assemelhar à de um adulto a partir dos 10 anos de idade – ou seja, ela está vivendo seu período mais fértil, em que absorve novos conhecimentos em alta velocidade. Contudo, os resultados só serão positivos caso o ensino seja trabalhado de forma adequada à fase em que ela se encontra. “É importante seguir as mesmas etapas que ocorrem na língua materna, acompanhando o desenvolvimento das habilidades orais antes das práticas escritas”, completa Alessandra.

Em alguns colégios de São Luís, o ensino do inglês inicia no maternal 1 com uma carga horária estendida, que possibilita ganhos de aprendizagem maiores aos alunos. No Dom Bosco são quatro aulas semanais, em todos os segmentos, com conteúdo e materiais específicos a cada faixa etária. Esse ano, a escola também passou a oferecer um novo serviço aos alunos, ao adotar a metodologia do Red Balloon, com enfoque exclusivo em crianças e adolescentes.
O curso é opcional e está acontecendo na modalidade in school, voltado inicialmente apenas aos alunos da escola, de forma complementar às aulas curriculares. Grandes escolas do país já contam com o método Red Balloon, como a Visconde de Porto Seguro (SP) e Anglo (SP), que nasceu há mais de 47 anos e é um curso especializado no ensino de inglês dos 3 aos 17 anos. Com quatro horas de imersão semanais, as aulas são totalmente em inglês. “Nas salas do Red Balloon é criado um ambiente lúdico com atividades significativas que têm a ver com o contexto de vida da criança, facilitando a imersão delas durante as aulas”, afirma Alessandra.

Nas aulas, utilizam-se jogos, músicas, filmes, culinária, contação de histórias, flashcards (cartões com figuras ou desenhos) e role-play (interpretação de papéis e criação de diálogos) para criar um ambiente em que o inglês seja falado com naturalidade. A introdução da escrita só surge aos 7 anos, quando as crianças já foram alfabetizadas na língua materna, e um estudo mais intenso da gramática começa por volta dos 9 ou 10 anos. “No Red Balloon a criança vai aprender da mesma forma que ela aprende a língua materna, primeiro ela vai ouvir, depois ela ouve e começa a falar, em seguida ela começa a ler, e por último ela inicia a escrita”, explica a gerente de inglês. Ela ressalta que além da parceria com o Dom Bosco, a franquia com 47 anos de mercado e sucesso no que se refere ao bilinguismo infantil, também é aberta ao público e crianças de todas as escolas.

Através da imersão, a expectativa é que o aluno domine cerca de 1.500 palavras e expressões rotineiras até os 4 anos – com os 10, ele já terá um conhecimento básico do idioma consolidado a longo prazo. Até os 11 anos de idade, as turmas são separadas por faixa etária, com atividades adequadas ao estilo motor e capacidade cognitiva da criança. Elas aprendem por meio da experiência, brincadeira e construção, proporcionando habilidades linguísticas nos mesmos moldes da língua nativa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias