Qualificação

Formação de coach contínua em São Luís

Coaching pode ser uma valiosa ferramenta de sucesso para quem quer alavancar seu negócio ou carreira e ainda encontrar equilíbrio com a vida pessoal

Lia Silva, da Febracis São Luís. Foto: Honório Moreira

Nos últimos anos, muito tem se falado em Coaching como uma metodologia de desenvolvimento e potencialização das competências pessoais e profissionais do indivíduo. A palavra parece estar em todos os lugares, em anúncios de páginas da internet, redes sociais, em bombardeios na caixa de entrada do correio eletrônico e em inúmeros vídeos nos apresentando a ferramenta como uma forma de alcançar nossos objetivos. Mas, mesmo que toda essa publicidade tenha despertado nosso interesse, fica a dúvida de qual desses caminhos seguir para iniciar no universo Coaching.

O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional, como no pessoal. Essa metodologia prestigia a estrutura racional e cognitiva do cérebro.

Para quem busca conhecer a metodologia para aplicá-la em seu negócio e na vida pessoal para harmonizar todas as áreas e alcançar sucesso pleno, é necessário procurar uma associação confiável de Coaching que garanta os resultados desejados.

Com base nessa proposta, a Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico) foi fundada há doze anos com o intuito de qualificar o mercado de Coaching. Ela trabalha em forma de franquia e oferece educação continuada em cursos. Além do curso de Formação Internacional de Coaching Integral Sistêmico, existem vários outros que fazem com que você se intitule um coach a partir de uma instituição conceituada.

Em São Luís, a Febracis tem uma unidade implantada pela empresária Lia Silva, que fez todos os cursos em Fortaleza e hoje é Master Coach. Ela viu a necessidade de agregar o conhecimento consolidado de Coaching na capital. “Já estamos com 150 coaches formados pela Febracis São Luís. Há personalidades conhecidas da internet que passam pela capital, ministram os cursos e vão embora. Aqui, nós oferecemos um trabalho continuado com parcerias e estudo em grupos com troca de experiências”, comentou.

“Na Febracis, você pode começar por qualquer curso. O curso Oradores e Palestrantes não precisa ser coach para fazer. Você pode começar também pelo Soar (Avaliação de Perfil Pessoal e Profissional), que faz análise de perfil e comportamento. Você pode começar pelo Business, muita gente começa por aqui e vem para o Coaching depois”, informou.

De acordo com a empreendedora, o investimento tem um retorno certo. Os resultados são reconhecidos pelos participantes dos cursos, pois quem faz um quer fazer os outros.

Empresária do ramo gastronômico, Aline Celeste Barros Ferreira, que tem certificação Green Belt como coach, diz que já faz uso das ferramentas com resultados satisfatórios e continua investindo na formação. “Eu tenho feito treinamento no meu restaurante e tenho obtido resultados, não somente no negócio e no faturamento, como também com pessoas. Eu tenho uma cozinheira, inclusive que voltou a estudar, e depois de toda assimilação do processo, ela quer fazer Gastronomia. O curso me possibilitou não só alavancar meu negócio, como melhorou minha vida pessoal e a relação com meu filho, que já faz associações positivas na sua rotina”, relatou a coach.

Quais desses cursos a pessoa pode ser considerada um coach de formação?

Basta o curso de Formação Internacional em Coaching. Mas se quero passar conhecimentos de Coaching para outra pessoa, um empresário, por exemplo, eu preciso das ferramentas do Business, porque oferece mais embasamento da área de negócios para lidar com equipe, fazer avaliação, aplicativo gerencial e outros. Surgindo a necessidade de conhecer pessoas, o ideal seria o Soar, que é ótimo para currículo, que diz quem você é, e avalia padrões de comportamento. Sendo ideal para donos de empresas, profissionais de RH, terapeutas, psicólogos e outros que queiram aplicar isso com seus funcionários e clientes. Além de aplicá-la para si, ele ainda pode fazer renda com o uso da ferramenta.

Além dos negócios, como o Coaching pode, também, qualificar os profissionais?

Para a pessoa que já investiu em graduação, pós-graduação, MBA, chegou a hora de investir em uma ferramenta que vai fazer com ela coloque em prática tudo o que sabe e foque no mercado para começar a ganhar dinheiro. O Coaching é multidisciplinar, qualquer um pode fazer: advogado, médico, professores, profissionais liberais, fisioterapeutas, religiosos, todos que lidam com pessoas podem fazer uso da ferramenta.

Como o coach além de aplicar os conhecimentos em sua área, pode ter rentabilidade com a ferramenta?

A Febracis se preocupa muito com o coach formado em fazer a sua carreira e ter como ele ganhar dinheiro com a ferramenta. Os dois livros do presidente da Febracis, Paulo Vieira, O Poder da Ação e Auto-Responsabilidade, dá direito ao coach formado pela federação a ministrar palestras e cursos sobre esses temas. Existe O Poder da Ação em formato de palestra, em formato de curso de 8h e 16h. O coach formado pela Febracis vende o coaching individual dele, vende os cursos da Febracis, o Soar e tantas outras ferramentas. Ele pode comercializar o trabalho dele e ganhar dinheiro.

Qual o alcance de formação da franquia em São Luís?

Já estamos com 150 coaches formados pela Febracis São Luís. Eles atingem muitas outras pessoas. A cidade de São Luís necessita muito dessa ferramenta porque é preciso avançar. O presidente da Febracis, Paulo Vieira, diz que temos que jogar o jogo de gente grande, parar de ser amador e olhar para o futuro. Principalmente, devemos aprender como fazer para chegar lá, não reclamando da crise, buscando seus objetivos. O Coaching sempre vai fazer com que você aja, independente do medo, da insegurança, desde que esteja alinhado com seus valores, o objetivo é rapidamente realizável.

Próximos cursos

Soar
O Soar é um treinamento que busca desenvolver novas possibilidades de indivíduos e organizações, através de mudanças estratégicas de crenças, atitudes e da forma como nos comunicamos. Essas mudanças o permitirão ter sucesso em sua vida pessoal e profissional, utilizando-se de novas formas de conexão interpessoal e abordagens humanas mais abrangentes e variadas.

O Soar analisa a personalidade e o comportamento das pessoas e contribui para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional, de forma harmônica e contínua. Não se trata de um teste, mas de um estudo do seu temperamento e de como você se comunica com as pessoas.

No treinamento, você irá não apenas traçar o seu perfil como aprenderá a ministrar o perfil Soar e interpretar os resultados do questionário. Quando: 8 a 9 de maio.

Formação em Coaching Integral Sistêmico
A Formação Internacional em Coaching Integral Sistêmico é destinada àqueles que desejam atuar como Coach Integral Sistêmico, estendendo-se a empresários e empreendedores que, através do curso, terão a oportunidade de fortalecer suas ações e empresas; todos os profissionais que têm interesse em aplicar os conceitos do coaching na sua vida business, e ainda para aqueles que se identificam com o processo e desejam partilhar da experiência ao adquirir a formação e se tornar um agente transformador de vidas. Um programa voltado para quem quer investir em si mesmo, usufruir plenamente do seu potencial e obter excelência na realização de suas metas e objetivos através da maximização do seu potencial criativo, intelectual e emocional.

Com o Master Coach Frank Silveira
Quando: 18 a 21 de maio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias