FUTEBOL MARANHENSE

Estádios maranhenses e seus personagens

O Imparcial resgata a história dos personagens que dão nome às principais praças esportivas do Maranhão

Reprodução

o país do futebol, milhares de torcedores vão aos estádios para assistir a grandes partidas. No Maranhão, não é diferente, grandes disputas deram e ainda dão muito orgulho ao torcedor no decorrer da história. Homens e mulheres, adultos e crianças, todos se reúnem nesses grandes centros, com um só objetivo: assistir ao espetáculo do futebol.
Os estádios maranhenses já receberam grandes partidas do futebol local ao longo da história, além de clássicos dos principais times do país e partidas da Seleção Brasileira. Muitos deles tiveram que deixar de funcionar por algum tempo, devido a problemas estruturais.
Os estádios de futebol continuam sendo os templos do esporte preferidos dos torcedores fanáticos. O jornal O Imparcial fez uma relação com os quatro principais estádios do estado, que foram sedes de muitos campeonatos maranhenses.


Estádio Dário Santos (2004)

O Estádio Dário Santos está localizado no município de São José de Ribamar e foi inaugurado em 24 de setembro de 2014. A praça esportiva tem capacidade para receber cerca de seiscentas pessoas. O espaço do esporte recebe as partidas do São José pelo Maranhense. O estádio recebeu esse nome para homenagear um professor incentivador e que sempre teve grande apreço com o futebol no município.

Estádio Nhozinho Santos
O Estádio Municipal Nhozinho Santos foi inaugurado em 1º de outubro de 1950 e está localizado no bairro de Vila Passos, em São Luí. Atualmente, a praça esportiva tem capacidade máxima de 11.429 pessoas. O jogo inaugural foi entre o Sampaio Corrêa e o Paysandu, e o Sampaio venceu por 2 a 1. Sendo em homenagem a Joaquim Moreira Alves dos Santos, pelas mãos do qual ocorreu o nascimento das atividades esportivas no estado. Mais conhecido como Nhozinho Santos, nasceu em São Luís no final do século XIX e faleceu em 1951, no Rio de Janeiro, responsável pela introdução do primeiro automóvel e do futebol em São Luís, além de ter ajudado no desenvolvimento do cinema em nossa cidade. Foi proprietário da Fábrica Santa Isabel (também chamada de Fabril).

Frei Epifânio D’Abadia (1966)

O Estádio Frei Epifânio D’Abadia foi inaugurado em 30 de janeiro de 1966, localizado na Rua Coriolano Milhomen, no Centro da cidade de Imperatriz, possui capacidade para 10 mil pessoas. Além de receber os jogos da Sociedade Imperatriz de Desportos, o principal clube de futebol da região, é palco para diversas manifestações culturais da regiões. O estádio foi batizado com este nome em homenagem ao Frei Epifânio D’Abadia que veio da Itália para Imperatriz ainda jovem com a missão de realizar trabalhos missionários. Conhecedor de técnicas e apreciador do futebol, foi ele um dos precursores do esporte na cidade. Presente em todas as partidas, jogava na posição meia-esquerda com sua tradicional chuteira vermelha. Costumava praticar o esporte de batina e, com a licença especial do bispo, começou a jogar de calção. O frei não descansou até construir o primeiro campo de esportes da cidade.

 

Estádio Castelão (1982)

Estádio Governador João Castelo, popularmente conhecido como Castelão, está localizado no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís. A principal praça esportiva do estado do Maranhão foi inaugurada no dia 1º de maio de 1982, uma grande partida entre Maranhão e Sampaio Corrêa. O estádio recebeu esse nome em homenagem a João Castelo Ribeiro Gonçalves, governador do Maranhão, no período de 1979 a 1982. João Castelo nasceu em Caxias, interior do estado, formou-se em administração e exerceu cinco mandatos de deputado federal, além de ter sido governador e senador pelo  Maranhão e prefeito de São Luís. Morreu em 11 de dezembro de 2016, devido a complicações de uma cirurgia cardíaca.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias