Saúde

Unidade Mista do Maiobão é reativada

Funcionamento da unidade será reestabelecido no dia 22 de fevereiro

Por: Da Redação
Foto: Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entregará no próximo dia 22 de fevereiro a reforma da Policlínica, onde está funcionando a Unidade Mista do Maiobão (UMM), localizada no município de Paço do Lumiar.

Os pacientes foram remanejados da sede da UMM para garantir a continuidade dos serviços de saúde. O antigo prédio da unidade está em fase de conclusão do projeto orçamentário pela Sinfra, para iniciar nova licitação prevista para o final de março.

A unidade presta os serviços de atenção à saúde de média complexidade, com atendimentos ambulatoriais, atividades assistenciais de urgência/emergência e assistência em regime de internação hospitalar nas especialidades clínica e pediátrica.

Ao todo, são 22 leitos, sendo cinco de observação, 11 de internação e seis pediátricos. Dentre as categorias profissionais estão os serviços de enfermagem, fisioterapia, serviço social, nutrição e farmácia. Além da realização dos exames de análises clínicas, ultrassonografia, Raio X e eletrocardiograma.

A antiga Policlínica tem área total de 900 m². Com a reforma para reativação da UMM, foram feitas novas salas nesse espaço, como a de sutura, emergência e estabilização, almoxarifado, farmácia, quatro consultórios, sala para procedimentos de ultrassonografia e Raio X, além de climatização e reforma dos banheiros.

Segundo a secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thaís Farias, o Governo formalizou contrato com a Policlínica, em 2016, para garantir que, enquanto a Unidade Mista está em processo de reforma, os pacientes tenham acesso aos mesmos serviços que funcionavam na sede da UMM.

“Essa foi uma alternativa viável para garantir a manutenção dos serviços. Porém avaliamos que a estrutura necessitava de adequações para oferecer a assistência com segurança, comodidade e conforto para os pacientes”, afirmou Thais Farias.

Reforço assistencial

Para intensificar a assistência à saúde na região, no ano passado, na ocasião dos surtos de casos de Zika, Dengue e Chikungunya, o Governo do Estado colocou à disposição da população o Hospital de Campanha, que durante os 60 dias de atividade, atendeu mais de seis mil pacientes.

A região é classificada como de alto a médio risco pelo último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O serviço contou com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, tanto do município quanto do Estado, que atuaram juntos para garantir rapidez e qualidade na assistência aos pacientes.

Reforma da Unidade Mista do Maiobão

A obra do antigo prédio da Unidade Mista do Maiobão teve início em 2012, na gestão anterior, quando foi desativada e a população passou a ser atendida de forma precária e provisoriamente nas instalações da Policlínica.

Com a atual gestão, o Governo avaliou irregularidades na execução da obra, o que resultou na necessidade da elaboração de um terceiro projeto pela engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Avaliamos que a obra realizada na sede da Unidade Mista do Maiobão sofreu divergência no projeto que estava sendo executado para o que foi licitado. Com isso, a SES fez uma terceira intervenção no projeto técnico para adequar às reais necessidades de uma unidade desse porte”, explicou a secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thaís Farias.

Segundo a secretária adjunta de Obras Setoriais (SEAOS) da Sinfra, Leonara Gondim, está sendo feito o levantamento orçamentário da obra para abrir novo projeto de licitação. “Estamos concluindo até o projeto orçamentário para que seja aberto novo processo de licitação até o final do mês de março”, garantiu.

Praia do Araçagi ganha nova cara

Na primeira etapa dos serviços foram feitos 350 metros de calçadão, ainda devem ser construídos pista de cooper, ciclismoe novas áreas de vivência

Blocos tradicionais são destaque do sábado

O concurso da Passarela é um dos momentos mais importantes para os grupos, que mantém um processo de produção parecido com o das escolas de samba

PSDB prefere Flávio Dino em 2018

Em entrevista exclusiva, Carlos Brandão apresenta sua visão do cenário político maranhense para o pleito de 2018

Circuito Beira-Mar começa neste domingo

Carnaval na Avenida se estende da Praça Manoel Beckman até a Praça Maria Aragão. Confira como fica o trânsito nesta região

Jovem morre afogado em Pinheiro

Corpo da vítima de 19 anos foi encontrado no Rio Pericumã

Revelado o nome das vítimas do acidente

O veículo onde as vítimas estavam teria derrapado na pista e em seguida, ele colidiu com um caminhão. Os cinco ocupantes morreram na hora.

Confira 10 séries para ver durante este Carnaval

Não curte muito o carnaval e está sem opção do que assistir? O Imparcial Online te poupa 1h procurando algo na lista da Netflix e selecionou 10 séries imperdíveis na plataforma. Confira:

Caminhonete atropela multidão e deixa 28 feridos nos EUA

Um homem aparentemente sob efeito de álcool e outras substâncias avançou com sua caminhonete contra uma multidão. Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

Beijo no Carnaval: saiba quais são os seus riscos

É importante brincar a folia momesca com segurança e prevenção

Confira a programação do 2º dia do Carnaval

A folia está programada para acontecer no bairro Madre Deus, Espigão Costeiro, Centro Histórico e Passarela do Samba. Confira a programação completa:

Confira quem são os indicados do Oscar 2017

Este ano, todos os candidatos na categoria de melhor filme possuem uma forte tendência a serem os vencedores. A cerimônia acontece hoje à noite, em Los Angeles.

Eclipse Anel de Fogo será visível no Brasil hoje

O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África.

VEJA MAIS