Saúde

Unidade Mista do Maiobão é reativada

Funcionamento da unidade será reestabelecido no dia 22 de fevereiro

Por: Da Redação
Foto: Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entregará no próximo dia 22 de fevereiro a reforma da Policlínica, onde está funcionando a Unidade Mista do Maiobão (UMM), localizada no município de Paço do Lumiar.

Os pacientes foram remanejados da sede da UMM para garantir a continuidade dos serviços de saúde. O antigo prédio da unidade está em fase de conclusão do projeto orçamentário pela Sinfra, para iniciar nova licitação prevista para o final de março.

A unidade presta os serviços de atenção à saúde de média complexidade, com atendimentos ambulatoriais, atividades assistenciais de urgência/emergência e assistência em regime de internação hospitalar nas especialidades clínica e pediátrica.

Ao todo, são 22 leitos, sendo cinco de observação, 11 de internação e seis pediátricos. Dentre as categorias profissionais estão os serviços de enfermagem, fisioterapia, serviço social, nutrição e farmácia. Além da realização dos exames de análises clínicas, ultrassonografia, Raio X e eletrocardiograma.

A antiga Policlínica tem área total de 900 m². Com a reforma para reativação da UMM, foram feitas novas salas nesse espaço, como a de sutura, emergência e estabilização, almoxarifado, farmácia, quatro consultórios, sala para procedimentos de ultrassonografia e Raio X, além de climatização e reforma dos banheiros.

Segundo a secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thaís Farias, o Governo formalizou contrato com a Policlínica, em 2016, para garantir que, enquanto a Unidade Mista está em processo de reforma, os pacientes tenham acesso aos mesmos serviços que funcionavam na sede da UMM.

“Essa foi uma alternativa viável para garantir a manutenção dos serviços. Porém avaliamos que a estrutura necessitava de adequações para oferecer a assistência com segurança, comodidade e conforto para os pacientes”, afirmou Thais Farias.

Reforço assistencial

Para intensificar a assistência à saúde na região, no ano passado, na ocasião dos surtos de casos de Zika, Dengue e Chikungunya, o Governo do Estado colocou à disposição da população o Hospital de Campanha, que durante os 60 dias de atividade, atendeu mais de seis mil pacientes.

A região é classificada como de alto a médio risco pelo último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O serviço contou com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, tanto do município quanto do Estado, que atuaram juntos para garantir rapidez e qualidade na assistência aos pacientes.

Reforma da Unidade Mista do Maiobão

A obra do antigo prédio da Unidade Mista do Maiobão teve início em 2012, na gestão anterior, quando foi desativada e a população passou a ser atendida de forma precária e provisoriamente nas instalações da Policlínica.

Com a atual gestão, o Governo avaliou irregularidades na execução da obra, o que resultou na necessidade da elaboração de um terceiro projeto pela engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Avaliamos que a obra realizada na sede da Unidade Mista do Maiobão sofreu divergência no projeto que estava sendo executado para o que foi licitado. Com isso, a SES fez uma terceira intervenção no projeto técnico para adequar às reais necessidades de uma unidade desse porte”, explicou a secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thaís Farias.

Segundo a secretária adjunta de Obras Setoriais (SEAOS) da Sinfra, Leonara Gondim, está sendo feito o levantamento orçamentário da obra para abrir novo projeto de licitação. “Estamos concluindo até o projeto orçamentário para que seja aberto novo processo de licitação até o final do mês de março”, garantiu.

Atividade pode aumentar o ânimo das crianças

Vale lembrar que a prática da yoga entre crianças tem se disseminado cada vez mais em todo o mundo

Biblioteca inicia programação literária

A abertura oficial acontece às 14h na sede da biblioteca, Praça do Pantheon, centro de São luís

Martírio é talvez o mais importante filme sobre a questão indígena no Brasil

Devoção e luta: conheça a história de São Jorge

Montado em seu cavalo, de armadura e espada na mão, Jorge arrasta legiões de fiéis que encontram, na devoção, forças para encarar as adversidades da vida

5 infrações de trânsito mais cometidas no MA

Essas infrações, consideradas graves e gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), revelam o comportamento perigoso de alguns condutores

Porto do Itaqui registra crescimento de 49%

No primeiro trimestre de 2017, foi registrado um aumento de 49% em comparação ao mesmo período de 2016

Jorge Aragão cancela show em SL por problema de saúde

De acordo com a produção do evento, o cantor não conseguiu embarcar para São Luís e ainda está internado na capital do Pará

'No início me olhavam feio', revela Thaynara OG

A morena também revelou que não descarta criar um canal no YouTube nos próximos meses

Clipe K.O., de Pabllo Vittar, ultrapassa 2 milhões de views

Natural de Santa Inês, drag queen famosa no Brasil inteiro lançou o clipe da música nesta quinta-feira (19)

Inscrições para concurso em Penalva são prorrogadas

Concurso, que tinha data final para inscrições para a última quarta-feira (19), teve prazo prorrogado para esta terça-feira (25)

Produtores do Nordeste recebem 59 mil toneladas

Produto será ofertado a pequenos criadores e agricultores pelo valor de R$ 33 por saca de 60 kg

Banda Garatujos no 'Rabisco Sonoro'

O show acontece hoje às 21h no Cidade Velha Pub, Praia Grande

MPMA abre seletivo para estágio

As provas para o estágio não obrigatório serão realizadas em São Luís, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Codó, Estreito e Timon no dia 25 de junho

Campeonato de BMX Street acontece hoje

A competição acontece até às 17h no Castelinho, nas modalidades amador e open

Abertas inscrições para curso de cuidador de idosos

O curso ofertará 60 vagas e será realizado de 15 de maio à 22 de junho

VEJA MAIS