Meio ambiente

Reunião discute preservação do Parque do Mirador

Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de esforços colaborativos para melhor gerir o Parque, que é a maior Unidade de Conservação do Maranhão

Por: Da Redação
Foto: Reprodução

Uma reunião para tratar sobre o Parque Estadual do Mirador, localizado na região do Médio Sertão, foi realizada na tarde desta quinta-feira (16), entre os secretários estaduais Antônio Nunes (Governo), Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), Marcelo Coelho (Meio Ambiente e Recursos Naturais) e o prefeito de Mirador, Roni Pereira. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de esforços colaborativos para melhor gerir o Parque, que é a maior Unidade de Conservação do Maranhão.

“O Governo do Estado e a prefeitura de Mirador estão discutindo estratégias de preservação do parque estadual localizado no município, em um amplo trabalho que vai envolver a comunidade, que vai desde a fiscalização, passando pelo trabalho preventivo e educacional”, disse o secretário estadual de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

O secretário Marcelo Coelho destacou a importância do apoio tanto à Prefeitura de Mirador, quanto às de Fernando Falcão, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Feliz de Balsas, Benedito Leite e São Domingos do Azeitão, municípios que fazem fronteiras com o Parque.

“O Parque do Mirador é uma unidade de conservação estadual, de responsabilidade nossa, mas é também uma preocupação do prefeito da cidade de Mirador, já que lá é muito próximo, fica ligado ao parque. Vamos fazer uma contrapartida, trabalhar junto com os municípios que são limítrofes do parque para nos ajudar no que for possível nessa gestão”, destacou o secretário Marcelo Coelho.

Colocando-se a disposição para ajudar no que for preciso, inclusive na interlocução com a comunidade, convidando-a para participar do processo de conservação do Parque, o prefeito Roni avaliou a reunião positivamente. “A gente sai dessa reunião cheio de felicidade, acreditando que as coisas possam acontecer em nosso município, que é o quarto maior do estado, onde tem uma de preservação de mais 700 mil hectares, onde a gente precisa fortalecer a preservação ambiental do parque e essa reunião veio de encontro ao nosso objetivo de fazer parte dessa gestão”, pontuo o prefeito de Mirador.

Parque do Mirador

O Parque Estadual do Mirador (PEM) é uma Unidade de Conservação (UC), instituída pelo do Decreto 7.641, de 4 de junho de 1980, e alterado pela Lei n° 8.958, de 8 de maio de 2009. A unidade foi criada com o objetivo de salvaguardar as cabeceiras dos rios Itapecuru e Alpercatas, para conservar a potabilidade das águas e o potencial abastecedor desse recurso hídrico, do qual depende o abastecimento de várias cidades situadas no território dessa bacia hidrográfica. Com destaque para a capital do estado, São Luís, com mais de 1,5 milhões de habitantes.

O Parque Estadual do Mirador apresenta uma importância singular para a conservação de uma série de espécies animais e vegetais, incluindo aquelas que se inserem no topo da pirâmide ecológica, identificadas como as primeiras a desaparecerem, em função do seu grande requisito de áreas que compunham seu eco sistema.

Estudos preliminares detectaram no parque, a presença de pelo menos 13 espécies de mamíferos ameaçados de extinção. Como o gato do mato, onça vermelha, lobo guará, cachorro do mato, arara azul, dentre outros, com médio e baixo risco de desaparecimento.

Praia do Araçagi ganha nova cara

Na primeira etapa dos serviços foram feitos 350 metros de calçadão, ainda devem ser construídos pista de cooper, ciclismoe novas áreas de vivência

Blocos tradicionais são destaque do sábado

O concurso da Passarela é um dos momentos mais importantes para os grupos, que mantém um processo de produção parecido com o das escolas de samba

PSDB prefere Flávio Dino em 2018

Em entrevista exclusiva, Carlos Brandão apresenta sua visão do cenário político maranhense para o pleito de 2018

Circuito Beira-Mar começa neste domingo

Carnaval na Avenida se estende da Praça Manoel Beckman até a Praça Maria Aragão. Confira como fica o trânsito nesta região

Jovem morre afogado em Pinheiro

Corpo da vítima de 19 anos foi encontrado no Rio Pericumã

Revelado o nome das vítimas do acidente

O veículo onde as vítimas estavam teria derrapado na pista e em seguida, ele colidiu com um caminhão. Os cinco ocupantes morreram na hora.

Confira 10 séries para ver durante este Carnaval

Não curte muito o carnaval e está sem opção do que assistir? O Imparcial Online te poupa 1h procurando algo na lista da Netflix e selecionou 10 séries imperdíveis na plataforma. Confira:

Caminhonete atropela multidão e deixa 28 feridos nos EUA

Um homem aparentemente sob efeito de álcool e outras substâncias avançou com sua caminhonete contra uma multidão. Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

Beijo no Carnaval: saiba quais são os seus riscos

É importante brincar a folia momesca com segurança e prevenção

Confira a programação do 2º dia do Carnaval

A folia está programada para acontecer no bairro Madre Deus, Espigão Costeiro, Centro Histórico e Passarela do Samba. Confira a programação completa:

Confira quem são os indicados do Oscar 2017

Este ano, todos os candidatos na categoria de melhor filme possuem uma forte tendência a serem os vencedores. A cerimônia acontece hoje à noite, em Los Angeles.

Eclipse Anel de Fogo será visível no Brasil hoje

O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África.

VEJA MAIS