Meio ambiente

Reunião discute preservação do Parque do Mirador

Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de esforços colaborativos para melhor gerir o Parque, que é a maior Unidade de Conservação do Maranhão

Reprodução

Uma reunião para tratar sobre o Parque Estadual do Mirador, localizado na região do Médio Sertão, foi realizada na tarde desta quinta-feira (16), entre os secretários estaduais Antônio Nunes (Governo), Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), Marcelo Coelho (Meio Ambiente e Recursos Naturais) e o prefeito de Mirador, Roni Pereira. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de esforços colaborativos para melhor gerir o Parque, que é a maior Unidade de Conservação do Maranhão.

“O Governo do Estado e a prefeitura de Mirador estão discutindo estratégias de preservação do parque estadual localizado no município, em um amplo trabalho que vai envolver a comunidade, que vai desde a fiscalização, passando pelo trabalho preventivo e educacional”, disse o secretário estadual de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

O secretário Marcelo Coelho destacou a importância do apoio tanto à Prefeitura de Mirador, quanto às de Fernando Falcão, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Feliz de Balsas, Benedito Leite e São Domingos do Azeitão, municípios que fazem fronteiras com o Parque.

“O Parque do Mirador é uma unidade de conservação estadual, de responsabilidade nossa, mas é também uma preocupação do prefeito da cidade de Mirador, já que lá é muito próximo, fica ligado ao parque. Vamos fazer uma contrapartida, trabalhar junto com os municípios que são limítrofes do parque para nos ajudar no que for possível nessa gestão”, destacou o secretário Marcelo Coelho.

Colocando-se a disposição para ajudar no que for preciso, inclusive na interlocução com a comunidade, convidando-a para participar do processo de conservação do Parque, o prefeito Roni avaliou a reunião positivamente. “A gente sai dessa reunião cheio de felicidade, acreditando que as coisas possam acontecer em nosso município, que é o quarto maior do estado, onde tem uma de preservação de mais 700 mil hectares, onde a gente precisa fortalecer a preservação ambiental do parque e essa reunião veio de encontro ao nosso objetivo de fazer parte dessa gestão”, pontuo o prefeito de Mirador.

Parque do Mirador

O Parque Estadual do Mirador (PEM) é uma Unidade de Conservação (UC), instituída pelo do Decreto 7.641, de 4 de junho de 1980, e alterado pela Lei n° 8.958, de 8 de maio de 2009. A unidade foi criada com o objetivo de salvaguardar as cabeceiras dos rios Itapecuru e Alpercatas, para conservar a potabilidade das águas e o potencial abastecedor desse recurso hídrico, do qual depende o abastecimento de várias cidades situadas no território dessa bacia hidrográfica. Com destaque para a capital do estado, São Luís, com mais de 1,5 milhões de habitantes.

O Parque Estadual do Mirador apresenta uma importância singular para a conservação de uma série de espécies animais e vegetais, incluindo aquelas que se inserem no topo da pirâmide ecológica, identificadas como as primeiras a desaparecerem, em função do seu grande requisito de áreas que compunham seu eco sistema.

Estudos preliminares detectaram no parque, a presença de pelo menos 13 espécies de mamíferos ameaçados de extinção. Como o gato do mato, onça vermelha, lobo guará, cachorro do mato, arara azul, dentre outros, com médio e baixo risco de desaparecimento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias