Éguas! Brocado! Kiu!

Éguas! Brocado! Kiu! Veja 10 gírias que só os maranhenses usam

O Maranhão possui muitas expressões que ganharam novos significados no cotidiano da cidade e que fazem qualquer “forasteiro” estranhar quando o “maranhês” é falado

Reprodução

É comum que cada região do país possua uma maneira própria de falar. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo, são alguns Estados que possuem um jeito de falar próprio e conhecido em todo o país. O Maranhão, por sua vez, também possui muitas expressões que ganharam novos significados no cotidiano da cidade e que fazem qualquer “forasteiro” estranhar quando o “maranhês” é falado.

Sabendo disso, O Imparcial separou uma lista com dez palavras clássicas do “maranhês”.

Éguas!
Não, não se trata da fêmea do cavalo. Trata-se, na verdade, de uma palavra usada pelos maranhenses na substituição da expressão “poxa!”, “caramba!”, “nossa!” (como espanto). Outros estados, como o Pará, também usam “éguas” com a mesma intenção.

KIU
Marca de Thaynara OG, o KIU já era um tipo de vaia muito utilizado em todo o Maranhão, quando a intenção é zombar alguém ou situação. Naturalmente, a digital influencer colocou o KIU no mapa e fez todo mundo sorrir com essa expressão já bastante usada na região.

ESPARROSO
Quando alguém exagera ou chama atenção “além da conta”, a palavra “esparroso” é o adjetivo mais utilizado entre os maranhenses. Se você chega em algum lugar “causando”, incomodando, falando alto, provavelmente você está sendo um “esparroso”.

MERMÃ e MARRAPÁ
Mermã, mermão e marrapá são vocativos muito utilizados no Estado. Essas palavras, como você deve saber, são junções de expressões como “minha irmã”, “meu irmão” e “mas rapaz”. Essas, inclusive, não são as únicas expressões mescladas. “Farré” (faz é…vergonha), “Noisomo” (nós somos), “armaria” (Ave Maria) e “tarra” (estava) também são muito utilizadas no cotidiano do maranhense.

QUALIRA
Expressão utilizada mais comumente entre grupo de amigos como provocação. No Maranhão, essa palavra é um sinônimo de “homossexual”. Quando a provocação se refere à uma situação ou atitude, o termo mais usado é “qualiragem”.

PEQUENO
Não precisa ser pequeno na altura para ser chamado de pequeno no Maranhão. “Pequeno” ou “Pequena” pode ser utilizado como vocativo, para chamar a atenção de alguém.

BROCADO
Com muita fome.

AZIADO
Expressão é utilizada quando a intenção é dizer que está desanimado, sem empolgação para fazer determinado tipo de coisa. “Estou aziado para sair de casa”, por exemplo.

RALADO
Outra palavra que ganhou um significado um pouco diferente do que se tem no dicionário é “ralado”. Expressão utilizada como sinônimo de “sem graça” e “desagradável”, por exemplo.

INVOCADO

Quando alguém está realmente zangado, bravo, irado, pode-se dizer, aqui no Maranhão, que ela está “invocada”.

Conhece outras girias? Conte para O Imparcial quais outras expressões do “maranhês” você mais usa.

 

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias