CUIDADOS

Detran-MA inicia campanha de pré-carnaval nos municípios da baixada maranhense

objetivo é sensibilizar e alertar a população sobre os cuidados no trânsito, no período festivo

Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em parceria com a Companhia de Polícia Rodoviária Militar Independente (CPRv-Ind), iniciou, na quinta-feira (2), a programação da campanha de pré-carnaval nos municípios da Baixada Maranhense. O objetivo é sensibilizar e alertar a população sobre os cuidados no trânsito, no período festivo.

Cedral, Porto Rico, Apicum Açu e Bacuri, foram as primeiras cidades a receberem as ações educativas e fiscalizatórias, coordenadas pela equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, com o apoio da CPRv-Ind. Durante o mês de fevereiro até o período do carnaval, mais de 30 cidades maranhenses receberão as ações.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, explica que diante das festividades de pré-carnaval, o órgão está realizando as operações para garantir um trânsito seguro no pré-carnaval, e durante os cinco dias de folia.

“É necessário promover, junto à cultura da alegria e da descontração, o respeito mútuo no trânsito, principalmente durante o período de festas. Nas cidades do interior, infelizmente o número de imprudências ainda é alto, muitos condutores não têm o hábito de utilizarem os itens obrigatórios de segurança e não respeitam à sinalização. O nosso foco é educar a população, ressaltando a importância de andar correto e seguro no trânsito”, disse a coordenadora.

As operações realizadas em Cedral e Porto Rico, nesta quinta-feira (2), atenderam a uma solicitação do Ministério Público (MP), por meio do Promotor de Justiça, Ariano Tércio Aguiar, preocupado com o número de imprudências no trânsito cometidos pelos condutores. “Em virtude da ausência da municipalização de trânsito nas cidades de Cedral e Porto Rico, a demanda de trânsito é muito alta por causa do desrespeito às leis. Agradeço ao Detran-MA pela parceria, atendendo a nossa solicitação”, ressaltou o Promotor Ariano Tercio Aguiar.

Na sexta-feira (3), a população de Bacuri e Apicum Açu também recebeu a operação. As barreiras foram montadas nas principais avenidas das duas cidades. Os educadores de Trânsito do Detran-MA, abordaram motoristas e pedestres, fizeram entrega de material informativo com dicas de segurança no trânsito, além de reforçarem o uso correto de itens obrigatórios, como o capacete, o cinto de segurança, e alertarem ainda os condutores sobre o excesso de velocidade e a mistura entre álcool e direção.

Para Gilmárcio Chaves, Chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito do Detran-MA, as ações preventivas de educação em cidades do interior, reforçam a segurança da população.

“Nossa intenção é sensibilizar as pessoas a respeitarem as regras de trânsito. É muito gratificante ver que os condutores se sensibilizam com as nossas abordagens, e realmente colocam em prática ações corretas no trânsito”, afirmou Gilmárcio.

O senhor Justino Mafra Ferreira, presidente da Colônia de Pescadores da cidade de Porto Rico, reconheceu a importância dessas ações de prevenção para o município. “Operações como essas deveriam ter sempre em nosso município. As pessoas se locomovem de qualquer jeito. Não respeitam nenhuma sinalização, não obedecem às leis de trânsito. A população precisa ser educada. E essa atitude do Detran é muito benéfica para todos nós”, pontuou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias