Maranhão

Construção de cozinhas comunitárias são iniciadas em 15 municípios

Objetivo é servir alimentação adequada à população em situação de vulnerabilidade social e nutricional

Reprodução

As obras de construção de 15 Cozinhas Comunitárias das 30 unidades que serão criadas nos municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram iniciadas. Além dessas, outras cinco unidades de alimentação já estão com Ordem de Serviço emitida para iniciar nos próximos dias. A execução do projeto de expansão das Cozinhas Comunitárias no Maranhão é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Entre os municípios, onde a construção das ‘Cozinhas Comunitárias’ já iniciaram, estão Marajá do Sena, Fernando Falcão, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Centro Novo do Maranhão, São Roberto, Satubinha, Governador Newton Belo, Conceição do Lago Açu, São João do Caru, Arame, Brejo de Areia, Lagoa Grande, São Raimundo do Doca Bezerra e Santa Filomena.

Os 30 municípios contemplados pelo projeto estão inseridos no Plano de Ações ‘Mais IDH’, desenvolvido pelo Governo do Estado, por apresentarem situação de extrema pobreza, o que reflete, principalmente, na situação de insegurança alimentar e nutricional da população.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, as estruturas das novas Cozinhas Comunitárias serão utilizadas como Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). Com isso, além de servir alimentação adequada à população em situação de vulnerabilidade social e nutricional, serão, também, espaços para a realização de oficinas de Educação Alimentar, orientação nutricional, cursos profissionalizantes na área, entre outras atividades afins.

“As populações beneficiárias do serviço poderão usufruir plenamente do espaço não apenas para fazer suas refeições, mas também como núcleos de novos saberes nas áreas educacional, nutricional, de lazer e saúde. Com a criação dessas novas unidades alimentares, aliada aos serviços que já executamos nos 14 Restaurantes Populares já instalados em diversos municípios maranhenses, vamos avançar ainda mais na área da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado”, afirmou Neto Evangelista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias