SAÚDE

Profissionais de saúde de Barra do Corda se capacitam em arboviroses

Doenças como Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela preocupam a região de Barra do Corda

Reprodução

Uma capacitação voltada para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais de saúde, ocorreu em Barra do Corda, nesta terça (17) e contou com cerca de 250 profissionais de saúde dos municípios de Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, que participaram de um evento que visa preparar tais profissionais para o manejo ideal dos pacientes com Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela.

A palestra de abertura foi proferida pelo secretário de Estado Extraordinário de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco – que também é médico sanitarista pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), que mostrou os principais fatores para o reconhecimento, classificação, estratificação e manejo dos pacientes com Arboviroses.

“Aqui foi a cidade com o maior número de casos notificados no ano passado, por isso vamos intensificar o combate ao mosquito, mas também preparar os profissionais de saúde para atender a população da forma mais adequada possível. Estamos todos juntos – estado, município e a comunidade, trabalhando para que este ano tenha uma diminuição expressiva de casos e que não ocorra nenhum óbito”, explicou o secretário Marcos Pacheco.

Um dos assuntos mais comentados na palestra foi a conduta dos profissionais na identificação e no tratamento dos pacientes, atentando para os cinco principais sinais de alerta: Hipotensão postural ou lipotimia, Diminuição do volume urinário, Extremidades frias, Dor abdominal e/ou vômitos persistentes, Hemorragias e Aumento progressivo do hematócrito.

Além da identificação dos sintomas, também ficou decidida a conduta que deve ser adotada para cada paciente, de acordo com os sintomas, foi dividida em quatro grupos: A (azul), B (verde), C (amarelo) e D (vermelho). As medicações e procedimentos também foram destacados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias