Estética do sorriso

‘Lente de contato’ para dente garante sorriso sem imperfeições

Especialista em odontologia estética, Dr. Fábio Fernandes, fala sobre procedimento que corrige imperfeições, rachaduras e colorações, no sorriso do paciente

Reprodução

Um sorriso bonito influência diretamente na confiança e na autoestima de qualquer pessoa e hoje, com os avanços da odontologia, é possível conquistar dentes perfeitos em um curto espaço de tempo com a ajuda das lentes de contato dental. O procedimento, que tem entre os adeptos famosos Neymar, Flávia Alessandra e Ingrid Guimarães, é forte tendência em clínicas odontológicas de todo o país, inclusive em São Luís, que recebe o cuidado especial do Dr. Fábio Fernandes, especialista em odontologia estética avançada.

Segundo o especialista, que atende no Edifício Business Center, a grande procura se dá pelo resultado surpreendente que as lentes proporcionam. “As finas películas, com espessura de 0,2 mm, são capazes de mudar a cor, o formato, o tamanho e até mesmo o comprimento dos dentes, proporcionando melhoras significativas na aparência”, afirma o profissional.

A procura por esse tipo de tratamento está crescendo, devido ao avanço da tecnologia na odontologia, que encurtou o prazo de entrega dos serviços das lentes de contato e da previsibilidade do tratamento, através do Mock UP, técnica realizada para demonstrar ao paciente como irá ficar o seus dentes e DSD, desenho virtual do sorriso do paciente.

“Gosto de desafios, e trabalhar com estética é um grande desafio! Você consegue sim atrair aqueles pacientes iniciais, e o grande desafio é mantê-los. O outro desafio maior não é só mantê-los, mas tornarem eles a sua maior propaganda!”, comenta Fábio.

Estética do Sorriso

A técnica é indicada para pacientes que, mesmo tendo dentes alinhados, estejam insatisfeitos
com outros aspectos referentes à estética do sorriso. “É comum vermos alterações na coloração que não conseguimos melhorar com clareamento. Neste caso, a lente é uma ótima alternativa”, comenta Fábio, que também reforça a necessidade de uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado, de modo a evitar exageros.

“Se as lentes não forem desenvolvidas de acordo com a anatomia do paciente, fica desproporcional. Por isso, a avaliação do rosto é essencial. O resultado final deve ser compatível com a estrutura e biótipo do paciente, prezando sempre pela harmonização facial, por um resultado natural”, alerta.

O procedimento é rápido, não sendo necessária a aplicação em toda a arcada dentária: recebem o material apenas os dentes que ficam expostos no sorriso. A técnica também impressiona pela durabilidade e fácil manutenção. “O paciente pode se alimentar normalmente e manter as rotinas de higienização como de costume, com a escovação e o uso de fi o dental”, fi naliza o especialista, que já realizou 60 casos em 2016.

Higienização

Seguindo os padrões da Anvisa, o Dr. Fábio Fernandes usa para higienização o procedimento com autoclave manual. Deixa o material esfriar primeiro para depois ser retirado da máquina. Desta forma, pode ser evitada a água de condensação que acaba molhando e às vezes inutilizando o material. A recomendação do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária é o uso semanal dos indicadores biológicos e em todas as cargas que contenham implantáveis.

Resultado

Para que o paciente veja o resultado antes do tratamento ser realizado, ainda na fase de planejamento é feita uma simulação com um material resinoso provisório. Assim, é feita uma sessão de fotos do rosto no ‘antes e depois’, e o paciente faz a comparação e aprova – ou não – a confecção das lentes definitivas.

As lentes têm manutenção simples e preventiva, já que acumulam menos placa bacteriana do que as restaurações de resina. Não é necessário, por exemplo, evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas.

O dr. Fábio Fernandes usa a tecnologia 3D, Cerec Omnicam e Cerec MCXL! “Usamos um escaneamento 3D Digital interligado a uma impressora 3D, tecnologia alemã. A maior comodidade a paciente com essa tecnologia é a facilidade que temos para confeccionar as lentes de forma rápida e precisa a sua adaptação ao dente do paciente. Um outro fator é encurtar o tempo do provisório na boca do paciente”, conta.

Com o tratamento, é possível trabalhar com 20 lentes de contato, em 48 horas, uma especialidade da Clínica Dr. Fábio Fernandes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias