CARTEIRA DE MOTORISTA

Detran-MA já emitiu mais de 1.300 CNH’s com novos itens de segurança

Apesar dos novos itens e melhorias que constarão na CNH, não haverá nenhum custo a mais para quem for tirar a Carteira de Habilitação.

Reprodução

Nos três primeiros dias úteis de janeiro, 1.371 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), com os novos itens de segurança, já foram expelidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Os materiais contidos na nova carteira dificultam a falsificação do documento.

A nova CNH traz 19 itens de segurança que utilizam métodos modernos de combate à falsificação, entre os quais a holografia bidimensional, marca d’água com fundo numismático e impressões sensíveis a luz Ultra Violeta (UV).

O documento atual vem revestido com uma película protetora que impede a alteração da foto ou de outros dados do condutor, um tipo de fraude muito frequente. É praticamente impossível remover a película sem danificar as marcas de segurança.

Os agentes de fiscalização já estão portando e usando lanternas UV nas ações para verificar a veracidade da CNH. Com esse equipamento é possível identificar as marcas de segurança com precisão e rapidez.

Os condutores não são obrigados a trocar a Carteira de Habilitação imediatamente. Eles podem aguardar o vencimento de suas carteiras atuais para então adquirirem a nova CNH.

A partir de maio deste ano, as CNH’s terão mais um item de segurança: o QR Code. Trata-se de um tipo de código de barras bidimensional, gerado a partir de um algoritmo específico, capaz de armazenar diversas informações e dados variáveis, e que pode ser visualizado através da câmera do celular. O QR Code será impresso na parte inferior da CNH, e poderá ser acessado através de um aplicativo criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Nele vão constar todas as informações do documento, inclusive a foto do condutor.

Apesar dos novos itens e melhorias que constarão na CNH, não haverá nenhum custo a mais para quem for tirar a Carteira de Habilitação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias