INFRAESTRUTURA

Acordo é firmado para construção de novo terminal no Itaqui

Empresa quer investir 200 milhões na construção de um terminal de armazenamento de líquidos

Reprodução

O Maranhão está próximo de receber um investimento de 200 milhões para a construção de um terminal de armazenamento de líquidos na retroárea do Porto do Itaqui.

O governo do estado assinou um termo de compromisso com a empresa Raízen, grupo que já investe em estados como o próprio Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – no eixo que se convencionou chamar de “MATOPIBA”, onde a fronteira agrícola para cana-de-açúcar é explorada e se consolida como importante atividade de negócios. A empresa também já utiliza o Porto do Itaqui para distribuir diesel e gasolina por várias regiões do país.

“Com essa iniciativa do projeto e apoio do Governo do estado pretendemos mais que dobrar a capacidade da Raízen, de expedição ferroviária a partir do Porto do Itaqui. Mas, estamos investindo fora da área do porto organizado, o que permite que a gente faça uns investimentos atualizados em relação a produtividade, dobrando a capacidade de expedição”, revelou Nilton Gabardo, diretor de desenvolvimento de infraestrutura da Raízen

O acordo foi firmado pela Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) após diversas tratativas que visavam assegurar a contratação de mão de obra maranhense durante as obras e operação do terminal, além de contrapartidas, como a construção de escolas e o uso de programas que incentivam a contratação de produtos e serviços de empresas locais, além de doação de um caminhão ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Maranhão – IMEQ – contribuindo para o desenvolvimento e execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços.

A previsão para a entrega da primeira fase do terminal é o final de 2017. A previsão é do empreendimento gerar 207 empregos, além de dar apoio e fomentar o setor sucroalcooleiro do Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias