CIDADE

Praça da Lagoa da Jansen é inaugurada

O projeto foi pensado para atender pessoas de diferentes idades e demandas, criando um espaço de integração social

A Lagoa da Jansen, um dos mais belos cartões pos­tais de São Luís e que atrai milhares turistas, agora está mais valorizada. Na área onde antes era um terreno baldio, foi construída uma pra­ça com diversos equipamentos sociais que transformaram o espaço em um moderno com­plexo de diversão e convivên­cia. A Praça da Lagoa foi en­tregue ontem pelo governador Flávio Dino.
Em lugar do lixo a céu aberto que era foco de doenças, nasce a praça para garantir o lazer, es­porte, cultura e interação da co­munidade do bairro e entorno. A Praça da Lagoa da Jansen está estruturada com equipamentos urbanos para crianças, jovens, adultos e idosos. A construção realizada pelo governo do Ma­ranhão, por meio da Secreta­ria de Estado da Infraestrutu­ra (Sinfra), em parceria com a Prefeitura de São Luís, garantiu um espaço lúdico, educativo e cultural. Para as obras foram empregados recursos de R$ 2,5 milhões.
Divulgação
O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, apontou como diferen­cial da Praça da Lagoa as condi­ções para inclusão social e inte­ração de todas as faixas etárias. “O parquinho é todo adaptado com brinquedos para crianças com deficiência. A proposta da praça é pioneira. É ser um espa­ço de convivência, socialização e integração social de crianças, jovens, adultos e idosos”, avalia.
O projeto foi pensado para atender pessoas de diferentes idades e demandas, criando um espaço de integração social. A escolha dos equipamentos prio­rizou o público infantil com a instalação de brinquedos in­terativos e culturais, que es­timulam a criatividade das crianças. Em uma das entra­das da praça, o público é pre­senteado pela natureza com um caminho, de cerca de 100 metros, ladeado de palmeiras.
Parquinho para crianças
O parquinho é uma atra­ção à parte com a construção de um rio de ‘faz de conta’ modelado com piso embor­rachado reciclado. E, ainda, um pequeno lago com bar­quinho para uso nas brin­cadeiras das crianças com escorregadores, passarelas, pranchas, cabos, cordas. Para os jovens, um espaço versá­til de convívio, com bancos e mesas para piqueniques e mesas de ping-pong para la­zer e esporte. Para os adultos e idosos, duas áreas de con­vívio, sendo uma próxima ao espaço infantil. Possibilitan­do a interação das diversas faixas etárias.
Divulgação
O meio ambiente está plenamente contemplado e conservado na Praça da Lagoa. Um total de 35 es­pécies já existentes no local foram aproveitadas, soman­do no paisagismo e urbanis­mo sustentável. O Circuito de Caminhada, outro ambiente da praça, é composto de área sombreada na parte externa da praça, com bancos ao lon­go do trecho e onde também estão as vagas de estaciona­mento. A iluminação foi insta­lada com objetivo de garantir beleza e segurança aos usu­ários. A praça possui ainda oito estacionamentos com mais de 50 vagas
Participação da comunidade
Para a preservação da Praça da Lagoa, Marcos Borges des­taca que a participação da comunidade será decisiva para evitar que um equipamento público importante seja depredado. Ele adiantou que, durante as obras de revitalização e urbanização da lagoa, pessoas que moram próximas ao local colaboraram e participaram do projeto. “Isso nos motiva e nos dá a certeza de que a população não deixará que este espaço seja mal utilizado ou mesmo depredado em desfavor da sociedade ludovicense”.
Fátima Mendes foi uma das moradoras que colaborou com o projeto da praça apresentando sugestões e questionando o que não considerava adequado à obra. Como é paisagista, Fáti­ma indicou espécies com base na experiência profissional, que, além de contribuir para o projeto paisagístico, também resisti­ram as condições de temperatura e umidade. “Estou orgulhosa de ter participado do processo de execução da obra e colaborado naquilo que sou apaixonada, o paisagismo”, completou Fátima Mendes, acrescentando que agora as atenções da comunida­de se voltam para a preservação do espaço que ficou belíssimo. “Estamos nos movimentando no sentido de nos organizarmos para ajudar a conservar e proteger o patrimônio que é nosso, de todos nós”.
Revitalização
O Parque Estadual da Lagoa da Jansen também está ganhando outras obras realizadas pelo Governo do Estado. A Concha Acústica também passa por reforma e até o final desse semestre estará toda recuperada. Ainda em benefício da área, o Governo do Estado realiza ação para eliminar os pontos de esgotos jogados na Lagoa, que estão em ritmo acelerado. Metade dos pontos de esgoto in natura jogados historicamente na lagoa, há décadas, já foram retirados. Os quiosques da Lagoa da Jansen também serão revitalizados. Há cerca de três anos esse espaço não recebia tratamento adequado
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias