EXPOSIÇÃO

Um artista através das suas muitas faces

Em “Fases e faces”, Jonilson Bruzaca apresenta ao público a trajetória de seu trabalho ao longo dos últimos 20 anos

Exposição
Traduzir o trabalho de Jonilson Bruzaca em traços é resumir seu potencial criativo em uma única expressão. Ao longo de 20 anos, o artista que teve como principal referência os quadrinhos norte americanos e os de faroeste feito pelos italianos, evoluiu sua percepção e transformou seus desenhos de super-heróis em caricaturas, ilustrações, e por fim, em produtos artesanais. Esta evolução será percebida na exposição “Fases e Faces de Jonilson Bruzaca”, cuja abertura ao público acontece neste sábado, 23, à partir das 17h, na Casa d’Arte Centro de Cultura, localizada no município de Raposa, na Grande Ilha. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de maio.
Artista inato, autodidata, Bruzaca, como é conhecido, expressa em sua arte, suas raízes e porque não dizer, sua própria vivência. De uma infância em São José de Ribamar, traz uma experiência de menino que brincava no quintal de casa, produzia seus próprios brinquedos de madeira e fios representados nos arcos, flecha e revólveres inspirados por quadrinhos como Tex e Ken Park. Já na adolescência, foi ávido leitor das aventuras dos super-heróis das editoras Marvel e DC Comics. Por esta influência, já em São Luís, entrou para o SingularPlural, notório grupo de amantes das HQ’s, que chegou a produzir algumas publicações no início dos anos 2000.
Foi neste período que Bruzaca começou a experimentar outros traços e texturas e perceber que desenhar heróis não era pra ele. As ilustrações passaram a ter uma preocupação com uma anatomia mais natural, com menos músculos e mais expressões faciais. Este caminho o levou a experimentar detalhes mais bizarros da face humana, até chegar às características mais singulares da caricatura, algo mais autoral.
Exposição
“Gostava muito de desenhar. Cheguei a fazer testes para algumas editoras americanas, não só para desenhar, como também para colorir. Durante o processo dos testes, eu percebi que não conseguiria adaptar meu traço ao que as editoras queriam, porque desenhar quadrinhos exige o domínio de uma narrativa visual, são vários desenhos em sequencia. Meu trabalho sempre pendeu para uma proposta de um desenho ou pintura únicos. Por isso me identifiquei mais com as caricaturas”, explica.
Em 2007 teve o projeto “Monstros 2008 – Exposição de caricaturas” aprovado no edital do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a jornalista Zina Nicácio. A partir de então passou a utilizar outros elementos além da tinta e do papel. Carvão, madeira, tintura de mangue entre outros elementos naturais foram sendo introduzidos em sua arte, um retorno à sua raiz. Neste período de sua vida, Bruzaca partiu também em busca de novas experiências de autoconhecimento e cura da alma. Conheceu medicinas ancestrais e por meio delas, instrumentos utilizados para rituais sagrados, produzidos, sobretudo com matéria prima orgânica. “À proporção que ia me aprofundando nestes rituais, ia também refinando meu fazer artístico. Passei também a fabricar os instrumentos, aliando o meu saber com o respeito pelo sagrado e percebi o quanto isto me fazia bem e o quanto é importante no desenvolvimento dos trabalhos que executo atualmente”, lembra.
Da arte para o artesanato – O repertório artístico de Jonilson Bruzaca foi se moldando, se estruturando dentro de sua própria construção de identidade, estilo de vida e expressão de valores cultural e de crença ao longo dos últimos anos. Não obstante, às vésperas de completar 40 anos, seu trabalho é o reflexo de uma desconstrução de um padrão estético estratificado e um retorno à sua ancestralidade como ser humano. Com mãos hábeis, imprime estilo próprio não só nos desenhos e caricaturas, mas também na produção de peças, cujas matérias primas advêm de elementos naturais como o couro, o bambu, o osso e tecidos de algodão cru. Produtos estes fabricados por meio de instrumentos e ferramentas, em sua grande parte, também produzidos pelo próprio artista, em seu ateliê.
“Abrigar a exposição de um artista como o Jonilson Bruzaca, tão multifacetário, reafirma e fortalece a missão do Casa d’Arte Centro de Cultura, que é acolher e promover a diversidade e a criatividade autênticas”, reitera Luzenice Macedo, Gestora do Casa d’Arte.
“Fases e Faces de Jonilson Bruzaca” será aberto ao público às 17h, na Casa d’Arte Centro de Cultura. Na programação, consta às 18h, a Exibição do Documentário “A artista está presente”, sobre a trajetória da Artista Marina Abramovic (2012), e às 20h, o DJ Daniel Pinheiro, por meio de seu “Jazz Me Up Project” vai tocar o melhor do Jazz, Rock, Blues, Afrobeat, Afrofunk, Reggae, Nujazz, EletroJazz e muito mais.
O Casa d’Arte Centro de Cultura fica localizado na rua do Farol do Araçagy, 9 – Raposa (Rua em frente a Clinica Ruy Palhano). Mais informações: 99974-9366 / 98702-6894 ou no Facebook: Casa d’Arte Centro de Cultura.
Serviço
O que: Vernissage da Exposição “Fases e Faces de Jonilson Bruzaca”
Quando: dia 23 de abril (sábado)
Onde: Casa d’Arte Centro de Cultura – rua do Farol do Araçagy, 9 – Raposa/MA – Brasil (Rua em frente a Clinica Ruy Palhano)
Horas: a partir das 17h (aberto ao público)
Produção: Wagner Heineck
Realização: Casa d’Arte Centro de Cultura
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias