GASTRONOMIA

Apaixonados por carne

A autenticidade do cardápio da hamburgueria Jacks Beer and Burger Bistrô promete fascinar os amantes dos hambúrgueres artesanais e carnes de corte especial

Foto: Carlos Alberto/OIMP/D.A Press.


Carlos Alberto/OIMP/D.A Press

O Provoleta é uma das deliciosas opções da casa que leva costela ponta de agulha moída

Os caminhos dos apreciadores de cortes de carnes especiais e hambúrgueres artesanais, agora, rumam em direção ao Parque Athenas, em São Luís. Em funcionamento desde dezembro do ano passado, o Jack’s Beer and Burger Bistrô foge da rota das lanchonetes e restaurantes convencionais e oferece um cardápio enxuto, mas muito descolado, a quem deseja se deliciar com o autêntico sabor da casa. A qualidade é atestada em números: em quatro meses, mais de oito mil hambúrgueres foram vendidos.
A decoração traz referência à cultura globalizada, com um mix de estéticas que compõe um ambiente agradável e descontraído, revelando o “espírito” da hamburgueria, que se propõe em agradar o paladar do público jovem. O cardápio também reflete a pegada multicultural da Jack’s, oferecendo apetitosos hambúrgueres norte-americanos, queijos e cervejas com rótulos de diversos países. O ambiente se destaca, principalmente, por exibir a cozinha logo na entrada. “Queríamos que o cliente tivesse acesso ao processo de feitura do próprio alimento, mostrando o rigor que temos com o padrão de higiene da casa”, detalha o chef e sócio Juan Frota.
Aliás, o conceito da lanchonete surgiu a partir do cardápio, desenvolvido detalhadamente pelas mãos de Juan. Ele conta que foram dez testes realizados com amigos-cobaias até que chegasse ao projeto final da Jack’s. “Os dois primeiros hambúrgueres testados foram o steakburger e o filé com cheddar. Foi a partir de então que defini as etapas seguintes, como o cardápio, busca por fornecedores, desenvolvimento do projeto de ambientação e fluxo operacional”, explica.
O chefe se inspirou na vivência em outros países e, também, no empreendimento que a família mantém na cidade de Imperatriz. Foram sete anos morando no exterior, sendo um ano nos Estados Unidos e seis na Austrália. “O projeto é resultado, também, da bagagem que acumulei na vivência durante o período em que estive fora. Depois que voltei, comecei a planejar e executar a vontade que tinha de abrir uma hamburgueria”.
Paixão antiga
Para saborear os autênticos pratos da Jacks, os frequentadores têm à disposição uma carta que conta com 50 rótulos de cervejas exclusivamente nacionais de variados tipos

A paixão pela gastronomia está na família que, há doze anos, administra um restaurante de culinária francesa contemporânea em Imperatriz. “Lá, começamos a trabalhar com a parrilla uruguaia, uma seleção de cortes de carnes assadas em grelhas. Estive diretamente envolvido no restaurante durante dois anos”, acrescenta.

Os pratos principais da casa são elaborados a partir da picanha, costela ponta de agulha, filet mignon e contrafilé, mas ainda há espaço para criações singulares com frango e carne suína, um diferencial da cena gastronômica local. A apresentação dos pratos se destaca pelo cuidado que só hambúrgueres artesanais podem oferecer. Além da carne de hambúrguer, os molhos e as batatas chips de acompanhamento são minuciosamente preparados na cozinha da Jack’s.
O carro-chefe é o Jack’s Blue Cheese, um “burger” formado com um blend (mistura) de três carnes que o chef destaca como o “segredo” do prato. Além disso, ele leva uma generosa quantia de queijo roquefort (gorgonzola), alface americana, tomate, queijo muçarela, anéis de cebola salteados e molho barbecue artesanal. Juan reforça que, realmente, este prato é a cara da hamburgueria. “Em quatro meses de funcionamento, vendemos mais de oito mil hambúrgueres e, tenho certeza que a maior saída é do Jack’s Blue Chesse; é realmente um sucesso.”
Indo ao estabelecimento pela primeira vez, o casal Márcio Dominici e Yanne Palácio aprovaram os serviços da Jack’s. “Eu acompanho pelas redes sociais e fico com água na boca, as fotos me convenceram a vir experimentar”, conta Márcio. Yanne, que já havia ido a algumas hamburguerias em outros estados, confessou que sentia a carência de São Luís neste setor da gastronomia. “Foi durante uma viagem a Florianópolis que conheci o conceito dos hambúrgueres artesanais e fiquei encantada; a Jack’s tem uma proposta diferente e rara de ser encontrada aqui em São Luís, é uma ótima opção para sair do tradicional”, revela entusiasmada.
“Estamos trabalhando para, a partir do mês de abril, iniciarmos nossos serviços de delivery. Os meses de funcionamento da Jack’s Burger foram úteis para encontrarmos uma identidade própria da marca que pudesse estar presente, também, na casa dos nossos clientes”, finaliza Juan.
Harmonização
Para saborear os autênticos pratos da Jack’s, os frequentadores têm à disposição uma carta que conta com 50 rótulos de cervejas exclusivamente nacionais de variados tipos. Três rótulos genuinamente maranhenses chamam atenção: Blondelícia (cerveja tipo Blond Ale), Ipancada (cerveja tipo Indian Pale Ale) e Black Power (cerveja tipo Indian Black Ale). Estas três cervejas artesanais são produzidas em Caxias (MA).
Casadinha burger + cerva
Um atrativo a mais oferecido são as promoções. Em todos os dias de funcionamento, os clientes encontram ofertas especiais que são verdadeiros convites à degustação de hambúrgueres e cervejas artesanais. “Nós oferecemos um prato do dia acompanhado de uma cerveja que harmoniza com ela e a bebida é por nossa conta”. Na linha faça você mesmo, segue a receita do Provoleta, uma das deliciosas opções da casa que leva costela ponta de agulha moída, entre outros ingredientes, com o toque acentuado do molho barbecue.
ARRISQUE-SE
Provoleta – Ingredientes
200g de costela ponta de agulha moída
25g de molho barbecue
20g de alface américa fatiada
30g de queijo provolone
Pão de Hambúrguer
Tomate
Sal
Modo de Preparo – Comece temperando a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Molde em forma de hambúrguer. Em seguida, leve a carne para assar na grelha deixando ao ponto e reserve. Corte o pão de hambúrguer e sele passando na manteiga. Derreta o queijo provolone jogando por cima do hambúrguer. Monte o sanduíche acrescentando a alface previamente fatiada, três rodelas de tomate, a carne de hambúrguer, queijo derretido e finalize com o molho barbecue.
FICHA TÉCNICA
Endereço: Av. Beta, nº 9, loja 12 – Parque Athenas.
Telefone:33020008
Atendimento: Todos os dias (exceto terça-feira), das 19h às 22h.
Especialidade: Hambúrgueres
Ticket médio: R$ 35
Capacidade: 100 pessoas (em média)
Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Master e Dinners Club
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias