SÃO LUÍS

Abertas inscrições para a Escola Municipal Integral Bilíngue

São oferecidas 50 vagas para crianças, adolescentes e jovens surdos, sendo 20% das vagas (10 no total) destinadas a ouvintes

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre inscrições para a Escola Municipal Integral Bilíngue Libras/Língua Portuguesa Escrita nesta segunda-feira, dia 11. São oferecidas 50 vagas para crianças, adolescentes e jovens surdos, sendo 20% das vagas (10 no total) destinadas a ouvintes.
As inscrições podem ser feitas na Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, no Monte castelo, onde funcionará a Escola Municipal Bilíngue, ou ainda no prédio da Semed, no São Francisco, na sala da Superintendência da Área da Educação Especial (SAEE), no térreo do edifício Trade Center.
Como resposta a uma determinação do prefeito Edivaldo, a proposta da Escola Municipal Integral Bilíngue Libras/Língua Portuguesa Escrita é um trabalho em parceria com a Associação dos Surdos do Maranhão (ASMA). Para o prefeito Edivaldo, o maior desafio da Escola Bilíngue é trabalhar uma pedagogia centrada no aluno. “Precisamos de ser capazes de educar nossos alunos sem discriminação, adaptando-nos às suas diferenças. Isto para dar respostas a suas características e necessidades de modo a desenvolver sua autonomia e inseri-los nas atividades da sociedade de forma justa e democrática”, comentou ele.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, lembra que foram várias as discussões para se chegar a uma proposta concreta de Escola Integral Bilíngue, que atendesse às necessidades comunicativas das pessoas surdas. “Acreditamos que a partir dessa perspectiva escolar, serão ampliadas as possibilidades dos surdos exercerem plenamente sua cidadania”, destacou o secretário.
A política educacional apoia-se nas determinações da Carta Magna (Brasil, 1988), na Lei 9.394/1996, e na Lei 10.436/2002, que reconhecem a Língua Brasileira de Sinais como sistema linguístico, no qual se realiza a comunicação de pessoas surdas; além de outros decretos, leis e convenções nacionais e internacionais, que reconhecem a identidade cultural e linguística específica das pessoas com deficiência.
Inclusão
Na Escola Bilíngue, onde a primeira língua é a Libras, prioriza-se o ambiente linguístico natural para crianças e jovens surdos falantes da Língua de Sinais. Para que, a partir dessa língua, construam-se as relações sociais em torno do conhecimento cultural, artístico e científico, tornando-a, ao mesmo tempo, uma língua viva que permita a comunicação desses sujeitos e sua participação acadêmica e política na sociedade. Sabendo-se que grande parte das crianças surdas convivem com pais ouvintes, em geral, é a escola bilíngue que irá tornar possível a identidade linguística desse aluno.
A Escola Bilíngue Integral, proposta pela Semed e ASMA, deve constituir-se em um ambiente educacional favorável à aprendizagem linguística, cultural, acadêmica, artística e política, especialmente aos alunos surdos. O que não restringe suas matrículas apenas a esse público, pois trata-se de mais um espaço escolar inclusivo. Inicialmente serão formadas cinco turmas, sendo uma para a Educação Infantil, uma para a 1ª Etapa, outra para a 2ª, uma para a 3ª, e uma outra turma para o 4º ano. Cada turma terá 10 alunos.
As modalidades de ensino para a Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís estão de acordo com os parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, pois é uma escola de ensino comum, mas com critérios específicos para propiciar o desenvolvimento da língua materna da pessoa surda.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias