Foto: Divulgação.
Além da vantagem na tabela, o adversário do Sampaio tem os melhores números defensivos e ofensivos da Série B
No jogo mais aguardado pela torcida maranhense, o Sampaio Corrêa enfrenta o Botafogo pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com expectativa de Castelão lotado, hoje, às 21h. Com uma vitória, o Tricolor pode dormir no G-4.
O Botafogo é o líder da competição com 55 pontos ganhos, enquanto o Tricolor ocupa apenas a sétima posição com 45. Em caso de vitória, a equipe maranhense pode dormir no G-4, mas terá que torcer por tropeços de Paysandu, Bahia e América-MG para encerrar a rodada entre os quatro primeiros.
O Bahia joga o clássico contra o Vitória, amanhã, às 16h30, na Arena Fonte Nova enquanto o Paysandu vai até o Serra Dourada visitar o Atlético-GO no mesmo horário. Por fim, o América-MG fecha a 29ª rodada, às 21h, diante do Mogi Mirim, no Estádio Romildo Ferreira.
Além da vantagem na tabela, o adversário do Sampaio tem os melhores números defensivos e ofensivos da Série B. O ataque alvinegro balançou as redes 46 vezes e sua defesa sofreu apenas 21 gols. Em termo de comparação, o Tubarão marcou 36 gols e sofreu 28.
Um dos quesitos em que o Tricolor leva vantagem sobre o adversário é o aproveitamento quando joga no Castelão e a média de público. O Sampaio leva por jogo 10. 155 torcedores enquanto o Botafogo apenas 7.810.
Para vencer o confronto desta noite, o apoio da torcida boliviana será fundamental e a expectativa de todos é que o estádio esteja cheio para empurrar o Sampaio Corrêa para mais uma vitória na Série B.
Indefinido
O técnico Léo Conde, com seus treinos fechados, não confirmou a equipe que deverá começar jogando a partida de hoje, mas é possível tirar algumas conclusões.Na lateral-direita, o treinador pode escalar Marcelinho, por suas características mais defensivas, para conter o lado esquerdo do Botafogo, que é bastante perigoso com as caídas de Neílton pelo setor.
A grande dúvida será o substituto de Nádson no meio-campo. A tendência é utilizar o lateral Léo Rodrigues na posição, como Condé já o tinha escalado na partida diante do Criciúma em Santa Catarina. A outra opção será a entrada de Alex Maranhão centralizado mantendo Válber aberto na direita.
“Pela formação que o professor vem optando, com dois meias abertos, ele acaba optando por uma lateral um pouco mais defensivo. Então, acho que tenho mais chances de jogar no meio. Mas independente de onde jogar vou fazer o melhor sempre”, afirmou Léo Rodrigues.
Uma das formações mais utilizadas quando da ausência de uma dos jogadores de lado do campo, que seria a entrada do volante Dê e o adiantamento de Diones foi pouco testada durante a semana e, aparenta estar descartada por Condé.
Histórico
No geral, Sampaio e Botafogo se enfrentaram em quatro oportunidades com três vitórias dos cariocas e um empate. O time maranhense nunca conseguiu um triunfo diante do adversário. O primeiro encontro ocorreu no Estádio Nhozinho Santos pelo Brasileiro de 1974 e foi justamente o único em que o Tricolor não foi superado. Em 1991, os dois times se cruzaram pela Copa do Brasil e o time da Estrela Solitária venceu na ida e na volta sendo o jogo em São Luís, a única visita do clube ao Castelão.
A recordação do último jogo não é muito boa para a torcida boliviana. Pelo 1º turno da Série B, o Sampaio sofreu a sua maior derrota em 2015 quando perdeu por 5 a 0 em uma noite na inspirada do sistema defensivo.
Ficha Técnica
Sampaio Corrêa x Botafogo
Local: Castelão, São Luís (MA)
Data: 2 de outubro de 2015 (sexta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
SAMPAIO: Rodrigo, Marcelinho, Plínio, Edimar e William Simões; Léo Salino, Diones, Válber e Léo Rodrigues (Alex Maranhão); Edgar e Jheimy. Técnico: Léo Condé.
BOTAFOGO: Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Rodrigo Lindoso, William Arão, Fernandes e Daniel Carvalho; Neílton e Navarro. Técnico: Ricardo Gomes.