INTERCÂMBIO CULTURAL

Palco Giratório promove espetáculos em São Luís

O Sesc, que atua como uma rede de intercâmbio de difusão das artes cênicas, apresenta em São Luís a 4ª etapa do Palco Giratório com o objetivo de promover a circulação de espetáculos e a troca de experiências entre os grupos cênicos visitantes e artistas locais. A programação do projeto acontece de 24 a 29 […]

Palco Giratório

O Sesc, que atua como uma rede de intercâmbio de difusão das artes cênicas, apresenta em São Luís a 4ª etapa do Palco Giratório com o objetivo de promover a circulação de espetáculos e a troca de experiências entre os grupos cênicos visitantes e artistas locais. A programação do projeto acontece de 24 a 29 de outubro, nos pontos culturais de São Luís e no Auditório do Sesc Deodoro. A Cia. Boi de Piranha de Artes de Rondônia abre a agenda com o espetáculo Boi de Piranha no dia 24 de outubro, às 19 horas, no Teatro Alcione Nazaré. A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos.

A Cia. Boi de Piranha decidiu abordar os temas morte, amores, afetos e saudades, assuntos que permeiam o universo do conceito boi de piranha, subvertendo a ideia do boi que é vítima para permitir a passagem do rebanho, e que também coabitam o processo vivido pelos soldados na desconhecida, mas devastadora “Batalha da Borracha”.

Palco Giratório

O enredo da peça remonta à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, conhecida como “Ferrovia do Diabo”, e a “Batalha da Borracha” que dizimou milhares de seringueiros na Amazônia no período da Segunda Guerra Mundial. A trama se desenvolve a partir da tradição do boi de piranha, boi geralmente velho ou doente que é escolhido para o abate e entregue às piranhas no rio para permitir a travessia do restante do rebanho. No espetáculo, o migrante (alguém que se muda para outro lugar dentro do próprio país) nordestino assume esse papel sacrificial, transformando-se em uma espécie de super-homem que atravessa o país para sobreviver.

Com duração de 35 minutos, o espetáculo Boi de Piranha busca construir afetos e potências poéticas para sensibilizar o outro, para compor novas visões sobre nós mesmos e, também, convidar para sair de si e perceber o lugar performativo do estar boi de piranha, estendendo o conceito para a situação vivida pelos “soldados da borracha”.

O Palco Giratório apresenta ainda a atração Vigor Mortis Jukebox Vol. 1, da Vigor Mortis (PR), e os espetáculos As Três Irmãs e Estardalhaço da Traço Cia. de Teatro (SC). Na agenda, as oficinas “PalavraCorpo – A Necessidade De Criar”, ministrada pelo ator e diretor Madirson Francisco Souza da Cia. Boi de Piranha de Artes (RO), “EU, PALHAÇO…” com os atores Paula Bittencour, Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello e o Workshop Vigor Mortis com o diretor Paulo Biscaia Filho. Toda a programação é gratuita. Os ingressos para as apresentações podem ser retirados no local do evento com 1 hora de antecedência. Já as inscrições para as oficinas podem se realizadas na sala de Cultura, no Sesc Deodoro, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas ou pelo e-mail cultura.sescdeodoro@gmail.com.

Palco Giratório

O projeto Palco Giratório, já consolidado no cenário cultural brasileiro, vem desde 1998 promovendo apresentações artísticas e oficinas nas diversas vertentes do teatro adulto e de rua, além de formas animadas, infantil, espetáculos de dança e circo, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. Seu objetivo é promover a circulação de espetáculos, realizando trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais.

Além das apresentações de espetáculos, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço onde se desenvolve uma mesa de diálogo entre artistas e comunidades na qual são discutidos estudos e análises sobre os processos criativos dos grupos mediados por um pesquisador local que desenvolve pesquisas similares como forma de garantir mais densidade para o debate. Além das Oficinas e Intercâmbios, também acontecem encontros de grupos locais com grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias