Karatê

São Luís recebe Copa Budokan de Karatê

Competição reúne caratecas maranhenses e de vários estados das regiões Norte e Nordeste no Sesc Deodoro

A XXV Copa Budo-Kan, começa neste sábado, no ginásio do Sesc Deodoro com a participação de atletas maranhenses e também vindos do Piauí, Ceará, Bahia e Pará.
A expectativa do mestre Pedro Almeida é que mais de 100 karatecas participem da competição que conta com o apoio da Federação Maranhense e da Confederação Brasileiro da modalidade. Os principais nomes do karatê do Maranhão confirmaram sua inscrição, e o evento também terá a presença do campeão mundial Breno Mateus, do Ceará, que vem direto da Bolívia para prestigiar o evento.
A Academia Budô-kan é uma das academias mais conceituadas de São Luís tendo 37 anos de experiência ensinando a arte do karatê sob comando de Pedro Almeida.
Regras do karatê
Kata – É uma seqüencia de 23 movimentos que dura cerca de 50 segundos.
Soco – O atleta faz um movimento giratorio com o tronco e aplica um golpe frontal utilizando as mãos.
Chute – O atleta usa as pernas no movimento do ataque e fica com os ombros relaxados para aplicá-lo com mais potencia.
Defesa – São movimentos de reflexo que evitam o golpe do adversário.
Origem
Karatê é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como “mãos vazias”. No Pan, são disputadas duas modalidades: kumitê e kata.
No kata, não existe adversário. O atleta exibe uma seqüência de golpes, contra um oponente imaginário. A competição é por equipe e individual.
No kumitê, o lutador executa os fundamentos do katá contra um adversário de verdade. O combate tem duração de três minutos e vence quem abrir vantagem de oito pontos.
A pontuação é dividida da seguinte forma: o ipon vale um ponto. É quando o atleta acerta um soco no abdômen ou no rosto do adversário. Chute no abdômen vale dois pontos. É o chamado nihon. O sanbon é quando o lutador acerta um chute no rosto, e soma três pontos. Mas atenção: não pode haver contato nos golpes no rosto. Os árbitros avaliam a intenção do movimento. Se o atleta for derrubado e não se recuperar em dez segundos, ele está eliminado. É o kiken.
 
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias