RECEITA

Desvende os mistérios para um bife acebolado perfeito

É difícil achar quem não salive por um belo bife acebolado. Suculento, macio e bem temperado, o preparo tem um lugar especial nas mesas brasileiras. Porém, na hora de preparar a carne, o que se deve fazer? Como temperar? O tão comum bife vem cheio de segredinhos que o chef Roberto Felizardo, do Rubaiyat em […]

Bife acebolado

É difícil achar quem não salive por um belo bife acebolado. Suculento, macio e bem temperado, o preparo tem um lugar especial nas mesas brasileiras. Porém, na hora de preparar a carne, o que se deve fazer? Como temperar? O tão comum bife vem cheio de segredinhos que o chef Roberto Felizardo, do Rubaiyat em Brasília, ajuda os leitores a desvendar.

Uma das polêmicas na hora de preparar é a de qual corte escolher e se é necessário bater a carne. “Na hora de preparar o bife, devemos considerar a qualidade da carne. Dificilmente você vai quebrar a fibra da carne em um filé-mignon, seja batendo, seja passando por algum amaciador”, ele explica.
Segundo o chef, a lista de carnes que podem ser utilizadas é extensa, basta avaliar a situação de cada corte e as características da carne para acertar. Se a receita for um bife acebolado, Felizardo recomenda que a peça não passe de um dedo de espessura e que tenha cerca de 175g.
DICA
Para transformar o bife acebolado em um à rolê, basta colocar os ingredientes desejados para o recheio e enrolar o bife, como se fosse uma panqueca. Volte o preparo para a panela para finalizar.
Bife acebolado
Ingredientes
l Carne cortada para bife (175g por pessoa)
l 200g de cebola por bife
l Sal a gosto
l Pimenta-do-reino a gost
 
Preparo
 
Em uma frigideira quente, sele a carne, antes de temperar. Reserve o bife em um prato quente e tempere com o sal e a pimenta a gosto. Coloque as cebolas na mesma frigideira. Deixa-as suar para formar um caldo — se necessário, coloque uma colher de sopa de água. Finalize recolocando o bife na panela para esquentar e misturar com o molho.
Bife ancho
Ingredientes
Bife ancho (220g por pessoa)
Sal grosso a gosto
Preparo
Sem temperar a carne, sele na brasa — se for em uma parrila, próximo ao fogo, se for em uma churrasqueira, em uma grelha baixa. Depois de selado tempere a carne com o sal e finalize. Salgar a carne depois de selada evita que o preparo desidrate, além de deixar com uma cor mais bonita.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias