COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO

Assunto é tema de livro lançado em São Luís

Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Por que cometemos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Quais as maneiras de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo? Por quais razões, de modo geral, os mototaxistas dirigem tão perigosamente? A realização de avaliação psicológica de motoristas implica necessariamente mais […]

Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Por que cometemos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Quais as maneiras de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo? Por quais razões, de modo geral, os mototaxistas dirigem tão perigosamente? A realização de avaliação psicológica de motoristas implica necessariamente mais segurança para o trânsito?
Essas e outras questões são contempladas no livro Pesquisas sobre Comportamento no Trânsito de coautoria e coorganização da psicóloga maranhense e doutoranda pela Universidade de Brasília (UnB), Zuleide Oliveira Feitosa, que será lançado, em São Luís, no próximo dia 21.
“A proposta do livro é contribuir para o conhecimento do profissional de trânsito, dos gestores e para aqueles que tomam decisão acerca do planejamento urbano, trânsito e transportes. E tem como principal foco as implicações práticas dos resultados alcançados pelas pesquisas”, explica a coautora, que acredita em na mudança de posturas individuais para um trânsito mais harmonioso.
O livro destina-se a um público abrangente: leigos, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como aos profissionais de psicologia e de outras esferas do conhecimento que atuam na área de trânsito. Na publicação, o leitor terá contato com relevantes pesquisas brasileiras desenvolvidas no campo da psicologia e de outras áreas do conhecimento (por exemplo, a engenharia, a arquitetura, a sociologia, a medicina entre outras), com enfoque na dimensão comportamental, informações práticas para a vida cotidiana e uma linguagem acessível.
Segundo Zuleide Oliveira, as pesquisas demonstram que a construção de um trânsito seguro depende de quão disposto está o condutor ou o pedestre em se comportar de modo adequado às regras do trânsito.
“Comportar-se de modo adequado requer manter-se na velocidade permitida da via, usar o cinto de segurança, manter a atenção na direção, não usar o celular enquanto dirige, não atravessar o sinal vermelho. Estas são medidas indispensáveis para se usufruir de um trânsito minimamente seguro. A harmonia cresce à medida que o condutor e o pedestre se comprometem com as regras simples de cidadania. Por exemplo, o condutor pode ceder a vez para outro e promover sensação de satisfação e cordialidade; ou o pedestre não atravessar a faixa quando o sinal está verde para o condutor, caso contrário, o movimento do pedestre pode confundir a percepção do motorista que está se guiando pelo semáforo. Comportamentos simples como estes podem harmonizar o ambiente do trânsito e poupar muitas vidas”, adverte.
A cerimônia de lançamento acontecerá no salão nobre da biblioteca da Universidade Ceuma, Campus 1 (Renascença), às 19h, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito e o evento será aberto ao público. No dia 18, às 17h, haverá uma prévia do lançamento, na Ufma, para o público acadêmico.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias