MOBILIZAÇÃO

Debate sobre as eleições para gestores escolares marcadas para dezembro

  Como parte do processo de mobilização para as Eleições Diretas de Gestores Escolares,a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira (4) web conferência direcionada aos gestores e diretores das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs) e formadores para apresentar o calendário atualizado da Eleição e tirar dúvidas sobre o processo. […]

                               GOVERNO
 
Como parte do processo de mobilização para as Eleições Diretas de Gestores Escolares,a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira (4) web conferência direcionada aos gestores e diretores das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs) e formadores para apresentar o calendário atualizado da Eleição e tirar dúvidas sobre o processo.
“Estes encontros servem como espaço para reflexão e debates, os quais serão compartilhados junto às escolas do Sistema Estadual de Ensino. Assim, reiteramos a importância desse diálogo sobre gestão democrática para que possamos fortalecer todas as ações referentes ao processo de escolha dos gestores escolares”, afirma a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
Na ocasião, a coordenadora de Macropolítica de Educação, Ana Champoudry, explicou que as regionais devem utilizar o material enviado pela Seduc, contendo orientações sobre a eleição, no processo formativo e que deve ser replicado para a comunidade escolar. “Estamos iniciando uma nova etapa, que é o processo formativo. É importante o envolvimento de toda a comunidade nesse processo, porque estamos construindo uma nova configuração de escola com esse momento de gestão democrática”, disse. Champoudry.
De acordo com a coordenadora do processo seletivo de gestores, Francisca Lima Oliveira, fica a cargo de cada uma das UREs a metodologia escolhida para estudo e replicação do material. “As regionais têm em mãos todo o suporte com orientações, textos e DVDs… E é a URE que vai escolher de que forma vai se mobilizar a comunidade escolar para trabalhar o material”, ressaltou.
Ampliando o debate
Além de fortalecer os debates, os encontros formativos têm o caráter de levar a discussão não só para a comunidade escolar, mas, também ampliar o seu alcance à sociedade civil organizada.
Para ampliar a discussão acerca do processo seletivo, foram priorizados, além da formação, fóruns de discussão, mesas temáticas, videoconferências e a disseminação de artigos de autores que tratam da gestão democrática e participativa.
“Por ser uma ação de grande abrangência nos aspectos estruturais, administrativos e político-pedagógicos, a eleição de gestores exige mobilização, participação e articulação efetiva das UREs. Conforme temos observado, tem sido exigido de todos os profissionais um amplo debate, entendendo como processo formativo que envolve toda a comunidade escolar e, por isso, precisa ser desenvolvido de forma compartilhada, democrática e participativa”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.
A partir da próxima semana estarão disponíveis no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) textos que tratam da temática para ampliar a discussão e servir de base para estudos dos candidatos ao cargo de gestor.
Os exames de certificação, aos quais os candidatos serão submetidos após curso de formação continuada e aplicação de provas, serão aplicados no mês de novembro. As eleições serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias