DETRAN

22 mil se inscrevem para o CNH Jovem

Todos os municípios maranhenses, com a exceção de Água Doce do Maranhão, Buritirana, Fernando Falcão e Marajá do Sena, possuem candidatos entre os mais de 22 mil estudantes maranhenses se inscreveram na 1ª edição do CNH Jovem. O programa do Governo do Estado concede a gratuidade da Carteira de motorista para alunos de escolas públicas […]

Todos os municípios maranhenses, com a exceção de Água Doce do Maranhão, Buritirana, Fernando Falcão e Marajá do Sena, possuem candidatos entre os mais de 22 mil estudantes maranhenses se inscreveram na 1ª edição do CNH Jovem. O programa do Governo do Estado concede a gratuidade da Carteira de motorista para alunos de escolas públicas e teve as inscrições encerradas na sexta-feira (31).
O programa é voltado para estudantes com idade entre 18 anos e 21 anos completos, que cursaram e concluíram o ensino médio em escola da rede pública do Maranhão. As exigências são de que o candidato possua residência comprovada em território maranhense e tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2014, além de não ter sido condenado judicialmente, na esfera cível ou criminal, por prática ilícita segundo a legislação de trânsito
Este ano, o programa oferece duas mil CNHs gratuitas, metade para os estudantes com melhores notas no Enem 2014 e as demais serão por sorteio feito pela Loteria Federal. Nesta segunda-feira (3), o Detran-MA divulga a lista final de candidatos aptos a participar do programa, segundo a triagem feita com base no Enem 2014. Mesmo quem fez o exame, mas deixou de comparecer a alguma prova, fica de fora.
As próximas etapas
A lista dos jovens selecionados para o CNH Jovem deste ano será divulgada no próximo dia 12, no Dia Internacional da Juventude, data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal. Os outros mil candidatos saem da classificação no último Enem, segundo o ranking de notas neste exame.
Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecerem à sede do Detran-MA, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizarem a abertura do Cadastro RENACH. O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para de obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.
Uma vez aprovado nos exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental, o jovem selecionado no Programa poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFCs) que tenha aderido ao Programa para iniciar o seu curso para a obtenção da carteira. A lista completa com os CFCs parceiros está na página criada para o programa: http://cnhjovem.detran.ma.gov.br/CNHJovem/.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias