CNH

Governo reativa prova teórica digital do Detran em Imperatriz

Na Ciretran de Imperatriz, quase 2 mil exames teóricos são oferecidos aos candidatos à 1ª habilitação, todos os meses

R.I.

A Ciretran de Imperatriz volta a aplicar, a partir desta quinta-feira (11), a prova digital nos exames teóricos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prova digital estava suspensa há seis meses, devido à ausência de estrutura adequada para implantação do sistema no novo prédio da Ciretran, inaugurado em dezembro, ainda inacabado, pela gestão anterior. Desde então, os candidatos vinham fazendo os testes teóricos através de provas escritas.

Na Ciretran de Imperatriz, quase 2 mil exames teóricos são oferecidos aos candidatos à 1ª habilitação, todos os meses. Com a suspensão do formato digital, o setor de habilitação conseguiu manter a quantidade de vagas, mas o retorno ao antigo sistema de prova escrita, em 1º de dezembro de 2014, gerou muita reclamação entre os usuários. Segundo os candidatos, a prova escrita demanda mais tempo para ser concluída, pois é necessário preencher um gabarito depois de responder, o que, segundo os candidatos, acaba provocando erros.
A prova teórica digital substitui a prova escrita, tornando o exame fácil de aplicar, além de tornar todo o processo mais ágil. Na prova digital, o resultado é automático e entregue ao candidato ao final do tempo estipulado para sua aplicação. Enquanto na prova escrita, o processo de correção é feito por funcionários e demora, em média, três dias para ser concluído. O certificado e licença para aprendizagem são entregues pelos Correios ao candidato aprovado na prova escrita somente cinco dias depois da aplicação.
“Com a prova digital, o candidato fica sabendo, na hora, quantas questões acertou e de quais disciplinas. Caso reprove, pode remarcar logo a nova prova. Se for aprovado, o candidato pode começar no mesmo dia as aulas práticas para tirar a 1ª CNH, pois recebe na saída o certificado e a licença de aprendizagem. Isso mostra que o governo Flávio Dino tem trabalhado incansavelmente para levar comodidade e conforto aos condutores do Maranhão”, explica a coordenadora do setor de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes.
Além disso, a aplicação da prova digital gera economia de tempo e dinheiro, e o usuário não precisa pagar também a taxa de envio pelos Correios da documentação necessária para iniciar o curso prático de direção veicular.
Balsas
Em Balsas, a prova teórica digital passou a ser aplicada desde o dia 1º deste mês. A implantação do sistema digital permitiu à Ciretran dobrar a quantidade de vagas para fazer o exame teórico na região. Só este mês foram oferecidas 700 vagas. Na época da prova escrita, o órgão tinha capacidade de disponibilizar, no máximo, 350 vagas para exame teórico a cada mês.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias