Novos negócios

O Imparcial na era digital

No papel, computador, tablet ou celular… Aos 89 anos, O Imparcial é presença forte no ambiente digital

O Imparcial

Aos 89 anos, O Imparcial mantém-se em constante transformação. Os investimentos no mundo digital são rotina comum nas estratégias de novos negócios do Grupo. Hoje, a produção do veículo pode ser acessada por um total de sete plataformas distintas, cada qual com seu público específico: papel, tablet, celular, computador, Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. O resultado: uma postagem pode impactar uma média de 400 mil pessoas.

As informações para cada produto são customizadas, dependendo da plataforma. Vídeos são produzidos diariamente para a TV Imparcial (oimparcial.com.br/tvimpar), por exemplo. A equipe de fotografia da redação utiliza o Instagram para mostrar o dia-dia da fotografia. Coberturas em tempo real são realizadas via Twitter, com grande repercussão. No Facebook, enquetes despertam a interação do leitor, que curte, comenta e compartilha informações.

Atualmente, O Imparcial é o jornal mais curtido do Facebook entre todas as publicações impressas do Maranhão. Até a manhã de ontem, eram 121 mil fãs. Na última semana, o alcance das publicações ultrapassava os 600 mil perfis. No Instagram e no Twitter, as publicações são diárias e a interação também.

“Não consideramos mais O Imparcial como um jornal em papel. O papel é uma de nossas plataformas. Somos hoje uma indústria de informação que não vê fronteiras. Estamos disponíveis para todos os públicos em diversos formatos. Para nós, o importante é que todos consigam acessar nossa produção”, explica o diretor de administração, Pedro Henrique Freire.

Onde acessar o conteúdo de O Imparcial?

No papel – A edição impressa, com circulação diária há 89 anos, é uma das principais plataformas do Grupo. Atualmente, com presença em 82 municípios e forte circulação na capital. A média de tiragem (dados de março) é de 9 mil exemplares por dia. O alcance de leitura aproximado é de 36 mil pessoas, em sua maioria classe A e B (70%). 58% dos leitores têm nível superior e 89% do público tem mais de 20 anos.

Fonte: Ipsos Marplan/O Imparcial

No computador – Poderosa plataforma de leitura, o portal oimparcial.com.br tem 2,3 milhões de acessos ao mês (dados de março). Por dia, são mais de 30 mil visitas únicas. Ou seja. Os municípios maranhenses que mais acessam O Imparcial: São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Caxias e Pinheiro. Todos os municípios com internet no Maranhão já acessaram o portal. Por mês, as visitas se originam em mais de 240 países de todos os continentes do globo. O público tem, em sua maioria (33,5%) 25 a 34 anos. Os jovens entre 18 e 24 anos são 27%. No computador também é possível ler a edição do dia, da mesma forma que está no papel. Dentro do portal, escolha “Edição de Hoje” e lá você poderá, inclusive, passar as páginas como faz com a edição impressa.

Fonte: Ipsos Marplan/O Imparcial

No tablet e celular – Há duas formas de acessar o conteúdo de O Imparcial. Via aplicativo mobile, onde o leitor encontrar a edição impressa da forma como ela é no papel; e via portal, cujo designer responsivo se adequa a tela do celular ou tablet do leitor. Ou seja, se o leitor quer notícia em tempo real, pode acessar oimparcial.com.br. Se quer ler a edição do dia, da mesma forma que saiu no papel, basta baixar o aplicativo nas lojas da Apple (IOS) e Google (Android) do seu celular ou tablet, e depois fazer o download da edição do dia.

Redes sociais – Se você é um seguidor do Imparcial nas redes sociais, receberá no seu perfil as principais notícias do dia e irá acompanhar os principais acontecimentos em vídeo, fotos e texto. Curta nossa página e nos siga no Twitter, Instagram e se inscreva em nosso canal no Youtube. O alcance total das redes sociais de O Imparcial chega a 600 mil perfis por semana em algumas publicações. Para nos encontrar, procure por Twitter (@imparcialonline), Instagram (@oimparcial), Facebook (facebook.com.br/oimparcial).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias