NOVAS OPORTUNIDADES

Novos acessos de soluções inovadoras e gratuitas para Empreendedores rurais

Soluções de inovação voltadas para empreendimentos rurais foram apresentadas pelo Sebrae durante o 18º Agrobalsas, no Sul do Maranhão, e estão disponíveis para todo o estado.

O Sebrae sensibilizou empreendedores da região Sul e Centro Maranhense para conhecer as tecnologias apresentadas durante a feira Agrobalsas. (Foto: Divulgação/SEBRAE)

Tecnologias sociais, energias renováveis e consultorias voltadas para aplicação de soluções de inovação em empreendimentos rurais foram algumas oportunidades que o Sebrae apresentou aos produtores rurais que visitaram ou participaram da programação de conhecimento da Arena de Inovação e Empreendedorismo disponível na 18ª edição do Agrobalsas, maior feira agrotecnológica do Maranhão, realizada essa semana em Balsas, na região sul do estado.

A Arena de Inovação e Empreendedorismo coordenada pelo Sebrae no Maranhão, recebeu cerca de 5 mil visitantes durante os cinco dias do Agrobalsas. Uma parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Ecossistema de Inovação de Balsas, Sistema FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Ministério Público, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), entre outros.

O espaço ofereceu uma programação de mais de 30 ações de conhecimento entre palestras, oficinas, painéis e talks, além de um jogo de empreendedorismo baseado em desafios típicos do empreendedor, o Escape House. Além disso, o Sebrae ofereceu, gratuitamente, atendimento, orientação e consultorias empresariais com foco em gestão e inovação de pequenas propriedades rurais.

 Inovação e Empreendedorismo dos pequenos negócios rurais são destaques no Agrobalsas. (Foto: Divulgação/SEBRAE)

“O empreendedorismo rural sempre esteve entre nossas prioridades de atuação, e a participação no Agrobalsas fez parte dessa estratégia nos últimos anos. Mas, sobretudo nessa última década, intensificamos a presença na região, atuando de forma mais organizada, com mais presença institucional e parcerias locais e estaduais, contribuindo em processos fundamentais para o desenvolvimento do território, como o fomento ao ecossistema de inovação local”, frisou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

O diretor ainda continuou explicando como “nesta edição do Agrobalsas, trouxemos inovação, empreendedorismo, que é o nosso DNA, e principalmente estamos com as entidades, com as pessoas, fazendo a mudança de forma mais sustentável e duradoura. Trouxemos tecnologias sociais, que facilitam a vida do homem do campo, que trazem uma maior produtividade; trouxemos essas tecnologias para dentro das pequenas empresas, para o meio rural.”

Caravanas

Além dos empreendedores de Balsas e municípios próximos, a Arena de Inovação e Empreendedorismo do Agrobalsas recebeu caravanas de empreendedores de territórios do centro e sudeste do estado, especialmente dos municípios de Imperatriz, Porto Franco, Campestre, São João do Paraíso, Bacabal, Açailândia, Grajaú, Barra do Corda, Formosa da Serra Negra, Presidente Dutra, São Domingos, Mirador, Sucupira do Norte e Pastos Bons. 

Empreendedores como Sebastião Batista, da caravana de Açailândia, que destacou o conhecimento como principal beneficio da participação no Agrobalsas, “O Sebrae nos proporcionou estar aqui na feira, ver de perto tecnologias, inovação e as vantagens na pecuária, que é meu segmento de produção”, frisou Batista.

Finalizou contando sobre seu contentamento com o evento, “eu e meus colegas de produção rural estamos muito satisfeitos por ter visto tanta variedade de produção e produtos. E isso tudo estamos levando para nossa cidade para compartilhar com quem não pode estar aqui.” 

O Agrobalsas teve muitas novidades, através da Arena de Inovação e Empreendedorismo, como forma de exposição do trabalho que o Sebrae tem realizado em prol do desenvolvimento do ecossistema de inovação de Balsas.

Foram palestras, painéis, seminários, encontros, rodas de conversas, debates tudo dentro da programação de conhecimento, e construído em parceria com a SECTI e as empresas e instituições parceiras do Ecossistema de Inovação local.

Vale destacar a metodologia do Escape House, um espaço com ambiente lúdico onde os empreendedores puderam exercitar suas habilidades e comportamentos empreendedores.

“A nossa missão foi cumprida! Oferecemos soluções empreendedoras para vários segmentos de mercado e quem ganhou foi o público que aproveitou cada momento da programação. Outro ponto importante foi a participação de forma integrada das instituições do sistema S”, destacou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

Inovação

Grande foco da programação do Sebrae no Agrobalsas as soluções de inovação voltadas para o empreendedorismo rural ganharam reforços importantes no último ano.

Um dos destaques é o programa ALI Rural, que oferece consultorias gratuitas em inovação para produtores dos mais variados segmentos, por meio de um profissional especializado. Os produtores podem procurar o Sebrae mais próximo e solicitar fazer parte de um dos grupos atendidos através do programa, que consiste em acompanhamento direcionado por um período de 4 meses.

Já os profissionais interessados em prestar serviços através do programa são selecionados, por meio de edital disponível no site do Sebrae, quando disponibilizado. Pessoas de todos os estados podem se inscrever.

Os selecionados devem ter disponibilidade de morar no local de atuação ou residir em localidade próxima pelo período do projeto. A iniciativa está em sua versão piloto e deve ser ampliada ainda em 2022. As bolsas variam de R$ 4 mil e R$ 6 mil por profissional. 

Outra solução exclusiva para empreendedores do campo é o Empretec Rural, a solução de educação melhor avaliada do Sistema Sebrae, que ganhou uma versão exclusiva para esse perfil de empreendedor. A primeira turma no Maranhão está agendada para o período de 25 a 30 de julho em Imperatriz, no Maranhão.

As inscrições já poder ser feitas na unidade regional do Sebrae no município, e as informações estão disponíveis na Central de Atendimento e Relacionamento com o Cliente Sebrae, pelo 0800 570 0800 (acessado tanto por ligações telefônicas como mensagens via aplicativo WhatsApp).

Acesso a crédito

Outra oportunidade exclusiva para empreendedores rurais tem foco na ovinocaprinocultura. No último dia 18, como parte da programação do Agrobalsas 2022, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, e os superintendentes do Banco do Nordeste, Danivan Lacerda, e do Sistema FAEMA/SENAR, Luis Figueiredo, assinaram um termo de cooperação para atuação no Projeto de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

O projeto foi capitaneado pelo Banco do Nordeste, e que será responsável por incentivar a atividade rural com foco na ovinocaprinocultura nos municípios de Balsas, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras, beneficiando aproximadamente 100 produtores rurais. 

“Os pequenos negócios rurais maranhenses estão cada vez mais demonstrando sua força na nossa economia, e esse reforço positivo também tem o reflexo do investimento de instituições como o Sebrae, FAEMA e bancos oficiais, especialmente o Banco do Nordeste. Esse apoio, além de fundamental para viabilizar a atividade rural, é ferramenta de desenvolvimento sustentável para todo o nosso estado, que tem nas atividades rurais uma de suas maiores forças econômicas”, avalia o presidente Raimundo Coelho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias