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Consultoria de imagem: entenda como funciona uma das profissões do futuro

O Imparcial conversou com a consultora de imagem Hérica Soares para entender como tem sido a procura por esse tipo de serviço

Muitas profissões vêm crescendo na era da internet. Algumas surgiram, outras apenas ganharam mais importância ainda. É o caso das profissões que trabalham com a imagem. A exposição está em alta, mas é preciso saber geri-la e saber como deve se expor.

Entretanto, nem só a preocupação com a exposição leva à procura pela melhora da imagem. Às vezes, investir em cuidados com a aparência resulta em maior bem estar e autoconfiança. A consultoria de imagem e estilo trabalha justamente com isso: aliar aparência com personalidade.

O Imparcial conversou com Hérica Soares, que é consultora de imagem há 7 anos, para entender como tem sido a procura por esse tipo de serviço, além de entender melhor como ele funciona. Confira:

O Imparcial Por que a consultoria de imagem é tão importante?

Hérica Soares – O objetivo da consultoria de imagem é alinhar a imagem da pessoa ao estilo de vida dela, partindo do pressuposto de que a sua imagem é uma importante linguagem não verbal. Antes que a pessoa te conheça, quando ela te olha, ela já faz um julgamento ali, em poucos segundos. Dizem que até em milésimos de segundos. Todo mundo faz uma leitura de alguém, independente da gente querer ou não, é instintivo. E ai você não sabe se está sendo lido da forma mais assertiva, de acordo com aquilo que queremos transmitir. A consultoria de imagem é basicamente isso, adequar a sua imagem ao seu estilo de vida, levando em conta os lugares que você frequenta, sua profissão, o seu gosto.

O.I. Com quais aspectos a consultoria de imagem trabalha?

H.S. – Eu trabalho tudo, da cabeça aos pés, desde sugestão de corte e cor de cabelo, faço análise de cores para o cliente descobrir as cores pra usar na roupa, no esmalte, na maquiagem, nos assessórios, etc. Tudo que uma pessoa usa está dentro da consultoria de imagem. Tem profissionais que trabalham só com tipo físico, com definição de estilo e tipo físico. Eu trabalho com todo o visual da pessoa, porque eu acho importante a pessoa ser vista em 360º, de uma forma bem abrangente.

O.I. Como funciona o processo de consultoria de imagem?

H.S. – Existe toda uma investigação do estilo pessoal e do estilo de vida da cliente. Eu aplico questionários, faço análise de coloração, análise do tipo físico, análise facial e aí, tendo todo esse material em mãos, eu vou poder traçar uma identidade visual de acordo com a cliente, que vá corresponder às necessidades dela. São várias etapas. Eu trabalho com 3 programas de consultoria: tem um bem abrangente, que é a consultoria de imagem completa; tem uma intermediária; e tem uma mais resumida. Além disso, eu dou a possibilidade da cliente comprar por etapas, se quiser só uma etapa também pode ser. Claro que uma completa vai surtir o máximo de efeito possível, mas eu penso que toda etapa ajuda.

O.I. Quem são as pessoas que compõem seu público, atualmente?

H.S. – Eu trabalho essencialmente com mulheres, eu até atendo homens, mas eu nem divulgo, porque meu público-alvo são as mulheres. Quem me procura geralmente são mulheres a partir de 25 anos, a maioria entre 25 e 50 anos. É quando a mulher já está mais independente, então é aquele momento crucial em que a mulher está passando por muitas transformações, e precisa trabalhar a imagem dela, porque já é mãe, trabalha, ou tá mudando de carreira. São vários fatores que acontecem muito nessa faixa etária. O mercado está bem aquecido, tem tido muita procura, é uma necessidade cada vez maior. A consultoria de imagem é uma das profissões do futuro.

O.I. As pessoas costumam procurar a consultoria de imagem mais por motivos profissionais?

H.S. – Muitas vezes sim. Mas é profissional e pessoal, os dois. Têm muitas que procuram porque se sentem mesmo meio perdidas ou insatisfeitas. As mulheres se sentem muito inseguras em relação ao que vestir, se estão escolhendo bem, muitas até escolhem bem e mesmo assim são inseguras, e outras precisam realmente de uma ajuda. Trabalhamos com autoestima e autoconfiança, porque é um trabalho essencialmente de investigação de necessidades pessoais mesmo, com relação à imagem.

O.I. Já que a consultoria de imagem acaba levando ao cliente muita consciência do que deve ou não ser adquirido, é possível que, após a consultoria, a pessoa acabe se tornando menos consumista?

H.S. – A maioria das minhas clientes relatam que no final da consultoria elas passam a comprar menos. Até porque elas ficam mais exigentes. Ao adquirem parâmetros de escolha elas não aceitam qualquer coisa, elas não aceitam comprar um produto só porque está na liquidação, ou só porque está na moda e todo mundo está usando… Ela vai pensar “Está todo mundo usando, mas não me veste bem. Não preciso usar, pois não gosto”. Então a pessoa se veste de uma forma que a represente de acordo com seus próprios parâmetros, encontrados num caminho onde se trabalha em conjunto.

O.I. Além de atender clientes individualmente, você oferece consultoria a grupos?

H.S. – Na consultoria de imagem eu faço também trabalhos com os lojistas. A consultoria de imagem pro varejo é um nicho no qual eu tenho formação também. O objetivo dessa área é levar informações aos lojistas para que eles possam atender os consumidores entendendo de estilo, de tipo físico, cores, linhas, combinações e formas das roupas. Eles passam a ter um conhecimento básico da consultoria de imagem, para agregar valor ao atendimento e ao produto que está sendo vendido também. No sábado passado (15), estive na loja Viollete eu fui convidada pra fazer uma palestra no evento. A consultoria de imagem pro varejo pode ser um treinamento para os vendedores, para os lojistas, com a equipe toda, ou pode ser palestra para os clientes da loja. Na Viollete eu conversei com um grupo de clientes, fizemos um chá da tarde para as clientes. Foi bem interessante, eu adoro esse tipo de trabalho.

O.I. Como funciona uma consultoria de imagem para clientes de uma loja?

H.S. – No evento da Viollete eu falei sobre a importância da consultoria de imagem, dei dicas de looks com as roupas da loja e falei muito sobre a versatilidade, para que elas entendam que qualquer roupa, mesmo aquela que não é básica, pode ser versátil. Eu mostrei como pegar uma peça e fazer combinações, tornando a peça mais versátil. Também dei ideias, truques de estilo, como fazer algumas amarrações, como usar cinto em diversos looks, etc. Foi um momento descontraído para contribuir com as clientes, passando informações interessantes pra elas dentro da consultoria de imagem e utilizando o próprio acervo da Viollete.

O.I. Quais aspectos fazem necessária a consultaria de imagem nas lojas?

H.S. Cada vez mais as pessoas estão atrás de conteúdo, não querem mais comprar por comprar. O varejo está percebendo isso, porque as pessoas estão muito conectadas, elas pegam informações na internet o tempo todo. Quando a pessoa chega na loja ela já está cheia de informação, então, ela quer mais, quer receber dicas de como usar aquele produto, por exemplo. Elas querem também saber quem está por trás da empresa, e a consultoria de imagem faz essa ponte entre o consumidor e o varejista.

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