SEM IMPOSTOS

Jovens empresários lançam Feirão do Imposto 2019 e Dia Livre de Impostos

Associação dos Jovens Empresários do Maranhão lançam Feirão do Imposto com objetivo de conscientizar a população maranhense sobre a alta incidência tributária em produtos e serviços

Reprodução

Você sabe a porcentagem de imposto que paga quando compra um celular? E quando abastece o carro? E ao comer um hambúrguer no sábado à noite? Cada item tem um valor diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com apoio da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP), promove o Dia Livre de Impostos, que acontecerá em 30 de maio.

O Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. Altos tributos sem retorno têm impacto ruim na vida das pessoas, além disso tornam os produtos mais caros, gerando uma queda nas vendas do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo. O brasileiro trabalha cerca de 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos.

Em São Luís, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) vai realizar, nesta terça-feira (21), o Feirão do Imposto em São Luís. O evento vai acontecer no restaurante Feijão de Corda, na Avenida Litorânea, a partir das 19h. O lançamento vai servir para que a entidade apresente aos seus associados as ações em 2019, com objetivo de conscientizar a população maranhense sobre a alta incidência tributária em produtos e serviços.

O tema deste ano — Menos é Mais — tem como mote a necessidade de reforma tributária, combatendo males como sonegação, corrupção, mal uso do dinheiro público e a burocracia governamental exacerbada, em prol de mais eficiência e retornos em benefícios à população. A campanha já é tradicional e acontece em todo o Brasil ao longo do mês de maio.

Sobre o  Feirão

Iniciativa promovida em âmbito nacional pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), o Feirão do Imposto surgiu em 2002, e já é amplamente conhecido por levar aos empresários e consumidores a reflexão sobre a alta carga tributária brasileira. Assim, busca a conscientização sobre a ineficiência de gestão pública, os prejuízos da corrupção e outros fatores que impedem que impostos pagos pelos brasileiros sejam devidamente aplicados em obras e serviços públicos de qualidade.

Sobre o Dia Livre de Impostos

Já o Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do país. O intuito não é a sonegação, pois nesse dia o empresário arca com os tributos, para não ser repassado aos consumidores. Em 2018, a data contou com a participação de 17 estados, com a colaboração de mais de 5 mil varejistas e shoppings centers.

Os descontos dos produtos podem variar entre 10% a 70%, mas vale lembrar que cada estado possui uma tributação. Os produtos serão apresentados com uma TAG de preço com as seguintes denominações “preço com imposto” e “preço sem imposto”, desta maneira o consumidor poderá ver o valor do desconto.  A lista completa de participantes pode ser conferida no site: www.dialivredeimpostos.com.br

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias