NEGÓCIOS

Sem fila e com menores taxas: Conheça os bancos virtuais

Quer fazer tudo na palma da mão, sem filas e sem burocracia? Conheça mais sobre os bancos digitais.

Desde a abertura de uma conta bancária até o desbloqueio de cartões, tudo pode ser resolvido virtualmente, através de um aplicativo, de internet banking ou por e-mail. Essa é a proposta dos bancos digitais: garantir todos os serviços sem sair de casa e sem burocracia.

As vantagens para os correntistas ainda vão além: as tarifas são menores, o controle sobre a conta é mais rápido, mais seguro e o atendimento sem fila.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, em 2017 o número de transações feitas pelo celular cresceu aproximadamente 70% em comparação ao ano de 2016 e tendência global é que as agências físicas continuem sendo trocadas pelos bancos on-line. 

Vale lembrar que nem todo banco com a opção de transações on-line é um banco digital, para isso, a instituição precisa fornecer ao cliente todos os serviços necessários, dispensando qualquer tipo de contato presencial. Ainda segundo a Febraban, para ser virtual, um banco precisa:

  • disponibilizar todo os processos de maneira eletrônica, desde a coleta de assinatura até a captura de documentos;
  • resolução de todos os problemas por canais digitais;
  • canais eletrônicos que ofereçam a contratação de serviços;

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de instituição, pode fazer tudo na palma da mão e não precisa se deslocar até uma agência, que tal conhecer alguns bancos digitais disponíveis no Brasil?

Neon

O Neon é um dos mais conhecidos nesse ramo, em seu site garante uma conta sem mensalidade e sem burocracia. Para abrir uma conta basta baixar o aplicativo, a aprovação de crédito não é necessária, a conta é automaticamente ativada quando o cliente deposita os primeiros R$ 25. Além do cartão de crédito sem anuidade, a instituição ainda oferece um cartão de débito internacional. Para os micro e pequenos empresários, o banco é uma ótima aposta pois oferece serviços para pessoas jurídicas.

Banco Inter

O tradicional banco mineiro lançou a conta digital em 2014, revolucionando os serviços daquela época. Hoje, com mais de 230 mil contas, a instituição é a única que trabalha com a moeda digital, Bitcoin. Também sem nenhuma tarifa, o Inter oferece saques ilimitados em caixas 24h, transferência entre todos os bancos, depósito por boleto (onde você gera o boleto direto no aplicativo, paga na caixa lotérica e a quantia já cai na sua conta), os mesmos serviços para pessoas jurídicas e cartão de crédito e débito internacionais.

Banco Original

Foi uma das primeiras instituições a disponibilizar o serviço completamente digital. É o único da nossa lista que cobra mensalidade pela conta, um valor de R$9,90 durante o primeiro ano. O banco oferece limite para cheque especial, cartão múltiplo (com a opção de crédito e débito), saques e transferências. Para abrir a conta, é necessário baixar o aplicativo no seu celular. Na plataforma, ainda há a opção de um Gerenciador Financeiro que categoriza seus gastos.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias