OPORTUNIDADE

Inscrições abertas para Curso de Fabricação da Cachaça de Alambique

Curso é destinado a produtores, alambiqueiros, proprietários e futuros proprietários de alambiques, engarrafadora ou envasadora de cachaça, responsáveis técnicos, apreciadores de cachaça, profissionais e estudantes de agronegócios.

Qualidade, mercado e certificação da bebida estão entre os temas do curso que acontece em fevereiro em Passagem Franca e Pastos Bons

O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas-MA) juntamente com a FIEMA/SENAI, Sebrae e Secretaria de Estado da Agricultura (SAGRIMA) promove de 18 a 24 de fevereiro o curso Tecnologia da Cachaça de Alambique e Boas Práticas de Fabricação. O curso será realizado de 18 a 20 de fevereiro na cidade de Passagem Franca e de 22 a 24 de fevereiro na cidade de Pastos Bons-MA.

A meta é reunir diversos participantes entre produtores, alambiqueiros, proprietários e futuros proprietários de alambiques, engarrafadora ou envasadora de cachaça, responsáveis técnicos, apreciadores de cachaça, profissionais e estudantes de agronegócios que estejam alinhados com as ações relacionadas à qualidade, segurança e certificação da cachaça de alambique maranhense e tem o objetivo de ensinar e orientar na teoria e na prática todas as etapas do processo produtivo da cachaça de alambique, absorvendo um aprimoramento aos conhecimentos da tecnologia com qualidade, utilizando as técnicas de boas práticas de fabricação de forma clara e objetiva.

A ação conta com a parceria das Prefeituras Municipais de Passagem Franca e de Pastos Bons, Ministério da Agricultura (MAPA), Paladar Alimentos, D&R Alambiques (MG), Acqua Mineira (MG), Cachaça Reserva do Zito, sendo uma ação que faz parte do projeto de Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (CARTIMA).

PROGRAMAÇÃO – O curso tem carga horária de 24 horas e abordará desde a colheita da matéria prima, a cana-de-açúcar, potabilidade da água, etapas de fabricação (moagem, decantação, preparo do caldo, fermentação, produção, armazenamento, padronização, engarrafamento), além de boas práticas ambientais e de fabricação.

O curso tem o investimento de R$ 330,00 (Trezentos e trinta reais) por participante. As inscrições podem ser feitas via depósito bancário. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na sede do Sindibebidas, na Casa da Indústria, na Cohama, pelo emailsindibebidas@sindibebidasma.com.br, ou pelos telefones: (98) 32363312 ou (98) 991164906.

CRESCIMENTO – A participação da cachaça artesanal vem crescendo no ranking dos produtos que se destacam no cenário do agronegócio maranhense e despertando a atenção do mercado nacional e internacional, mas não como commodity, a exemplo dos grãos de soja e milho e sim como bebida gourmet. O segmento vem passando por uma mudança no perfil do consumidor, que está cada vez mais sofisticado, seletivo e exigente quanto à qualidade, sendo reconhecido com premiações importantes dentro e fora do país e a cachaça maranhense vem atendendo às exigências dos mais requintados paladares, onde vem participando e se destacando nos maiores eventos, como no caso da Expocachaça (MG) onde já existem bebidas maranhenses entre as melhores e premiadas onde concorreram com grandes marcas do mercado.

PROJETO CARTIMA – Lançado no final de 2017, o projeto Cartima reuni parceiros de diferentes instituições, públicas e privadas, como órgãos de governo, entidades financeiras, instituições de fomento à pesquisa, inovação e mercado e empresas de agronegócios, para aperfeiçoar os métodos de produção, a formação de mão de obra, a obtenção de financiamento, a realização de pesquisas,   regulamentos para o setor e desenvolvimento do mercado consumidor. Uma das metas do projeto desenvolvido pelo Sindibebidas-MA, FIEMA/SENAI e Sebrae é  pleitear o desenvolvimento da cadeia produtiva da cachaça e da tiquira, inserindo as marcas maranhenses e o Estado no cenário nacional. O projeto possui quatro eixos de atuação: Agricultura e Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura, Financeiro e Gestão e Mercado. A previsão é que a iniciativa se estenda até janeiro de 2020.

Atualmente, os municípios que mais produzem estão no sertão maranhense, dentre eles, Colinas, Pastos Bons, Mirador, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão. A produção total das bebidas no estado chega a seis milhões de litros. Já a Tiquira (destilada da mandioca) tem uma fábrica na região de Santo Amaro. Com a gestão do setor, por meio do projeto CARTIMA, o cenário produtivo da cadeia de bebidas destiladas no Maranhão, passou de 04 marcas registradas para 07 marcas que estão registradas, e com mais unidades produtivas e empreendedores buscando participar do projeto com o propósito de registras e formalizar a sua produção.

 

Serviço:

Curso Tecnologia da Cachaça de Alambique e Boas Práticas de Fabricação

Data:

18 a 20 de fevereiro – Passagem Franca

22 a 24 de fevereiro – Pastos Bons

Local: Fundação José Gonçalo, em Pastos Bons-MA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Passagem Franca – MA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias