ECONOMIA

Maranhão tem avanço na gestão das contas públicas

Segundo Folha de São Paulo, Maranhão está entre os 5 estados que melhoraram as contas nos últimos 3 anos

foto: reprodução

Um levantamento sobre a piora da situação fiscal dos estados em geral, feita pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra como os governos estaduais brasileiros estão lidando com o dinheiro público. Segundo a publicação, apenas cinco estados tiveram melhora nas contas públicas nos últimos três anos. Entre eles, está o Maranhão.

“Os estados de Alagoas, Paraná, Ceará, Maranhão e Piauí foram os únicos cujas contas não se deterioraram nos últimos três anos”, afirma a reportagem. O período é o mesmo da atual administração do governo do Maranhão.

Enquanto a maioria aumentou o déficit, o Maranhão teve variação positiva de 0,4% de 2015 a 2017. Ou seja, desde que o governador Flávio Dino assumiu o cargo, a saúde fiscal do Maranhão melhorou – como têm apontado diversos estudos nacionais e independentes. O resultado se torna ainda mais significativo ao levar em conta que o Maranhão tem vivido um dos mais robustos ciclos de investimentos públicos da história, com obras em todas as regiões do estado.

A situação do Maranhão contrasta com a da maioria do país, mostra a reportagem do Estadão: “O peso crescente da folha de pagamento e a queda de arrecadação provocada pela crise econômica fizeram com que em três anos – do início de 2015 ao final de 2017 – os estados saíssem de um resultado positivo de R$ 16 bilhões para um déficit de R$ 60 bilhões em suas contas”.

Reconhecimento

Na sexta-feira passada (12), o jornal O Globo já havia mostrado que o Maranhão é o segundo estado que melhor controla os gastos em todo o Brasil. Em dezembro, o Boletim de Finanças divulgado pelo Tesouro Nacional já havia mostrado que o Maranhão tem saúde fiscal mais sólida do que tinha em 2014. Em 2014, a nota da Capacidade de Pagamento (Capag) do Maranhão era C. Segundo o boletim do Tesouro divulgado na quarta-feira (6), o Maranhão agora tem uma nota B, desempenho que vem se mantendo desde 2015.

Segundo a classificação do Tesouro Nacional, as notas A e B indicam boa situação fiscal. Já os conceitos C e D sinalizam o contrário. O Tesouro Nacional é um órgão do governo federal. Ou seja, entre 2014 e 2017, o Maranhão passou de uma situação ruim para um cenário adequado. Além disso, em 2017, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro publicou estudo apontando o Maranhão como o segundo estado com a melhor situação fiscal do país.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias