Marketing pessoal

Dicas que podem ajudar na carreira profissional

Cuidados básicos como a forma de se vestir, a apresentação pessoal e o comportamento no ambiente de trabalho podem fazer toda a diferença

Especialmente em momentos de crise, como o atual, é de extrema importância investir no marketing pessoal

Cuidados básicos como a forma de se vestir, a apresentação pessoal e o comportamento no ambiente de trabalho podem fazer toda a diferença para uma carreira de sucesso com um bom reconhecimento profissional. Especialmente em momentos de crise, como o atual, é de extrema importância investir no marketing pessoal, conceito explicado pelo escritor Claudio Rizzo.

DESENVOLVIMENTO DA ESPIRITUALIDADE

Uma pessoa pode estar adequada em todos os elementos apresentados, mas para que ela esteja completa é necessário ter ética de personalidade. Para isso, é preciso desenvolver a espiritualidade não no contexto de religião, mas de entender o sentido da vida e os objetivos a curto e longo prazo. “A inteligência espiritual controla a emocional e gera riqueza empresarial”, afirma Rizzo. “Isso pode parecer fácil, mas, muitas vezes, é um investimento de anos”.

COMPORTAMENTO

É importante também estar atento ao comportamento. Neste ponto, entra a etiqueta pessoal e a profi ssional, que começa em coisas tão simples quanto o modo de cumprimentar e de se sentar. Mais uma vez, o que conta é ter a elegância de se adequar às situações.

SIMETRIA

É preciso evitar a tentação de apelar para a desonestidade na hora de tentar se vender. “Esta é a famosa assimetria, em que a pessoa vende uma imagem espetacular, tem uma boa embalagem, uma apresentação maravilhosa e um comportamento superelegante, mas, efetivamente, faltam a espiritualidade e o caráter”, diz Rizzo.

ARGUMENTAÇÃO

Independentemente das aptidões de cada um, uma boa argumentação tem de ser treinada. É preciso ter conhecimento e adquirir os costumes de ler e escrever. Só assim é possível interpretar os fatos e conceitos para os transmitir da maneira adequada.

APRESENTAÇÃO

A primeira dica de marketing pessoal para se destacar é a apresentação. Nas palavras de Rizzo: “Quando você vai ao supermercado e olha a gôndola, o que você vê? O produto. O que tem no produto que chama a atenção? A embalagem”. No caso de uma pessoa, a embalagem consiste nas roupas. É fundamental se vestir bem, o que independe de grifes. O importante é ter bom senso e saber se adequar com elegância às situações e aos ambientes.

ADAPTAÇÃO CONTÍNUA

Rizzo diz que, no atual cenário pós-moderno, é necessário aprimoramento contínuo para se adaptar a um ambiente de mudanças constantes. Segundo ele, hoje em dia tudo é instantâneo. “As ações são muito rápidas. Se você andar a 20 km/h em um mundo que anda a 120 km/h, fi cará obsoleto”, explica.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias