Peixes da água doce podem surpreender em receitas requintadas 

Desvalorizados e pouco aproveitados pelos restaurantes os peixes dos rios combinam com quase tudo

Divulgação/Pascom

Em São Luís, os peixes da água salgada fazem muito sucesso e são mais consumidos que os de água doce. A explicação é obvia, a capital está localizada no litoral e esse detalhe faz toda a diferença, pois facilita o acesso ao produto. Mas, além disso, tem a questão da desvalorização dos peixes de água doce pela grande maioria. É até difícil encontrar um restaurante que tenha receita com esse tipo de peixe por aqui.
As espécies de peixe de água doce são inúmeras, algumas têm escama, outras couro, muita espinha, e também há muitas receitas e maneiras de se preparar o peixe. Barato, o peixe da água doce é facilmente encontrado e pode ser o principal ingrediente de receitas requintadas que fogem ao tradicional e que levam molhos delicados e cheios de sabor.
Para mostrar que é possível, o chef Júnior Belém preparou uma receita com pintado, peixe de couro servido normalmente cozido, e a tilápia, peixe de escama que cai muito bem grelhado. A apresentação também conta muito na hora de servir, por isso, fique atento às dicas do chef.
Tilápia grelhada
Ingredientes
4 filés de Tilápia sem a
espinha principal
1 batata inglesa
Meia peça de alho-poró
1 limão siciliano
½ cebola roxa
Cebolinha a gosto
3 dentes de alho
Sal a gasto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite
Creme de leite
Modo de preparo
Tilápia grelhada
Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino e azeite, faça incisões nos filés para que a cocção seja mais rápida e o peixe não encolha ou curve enquanto está sendo grelhado.
Batatas no alho-poró
Corte a batata em julienne e cozinhe. Após o cozimento puxe a batata na manteiga com alho-poró, em seguida acrescente as quatro fatias de limão siciliano para que possam caramelizar, acrescente cebola-roxa e finaliza com cebolinha e sirva no prato embaixo dos filés de tilápia grelhada.
Molho de alho com perfume de tangerina
Cozinhe os dentes de alho pelo menos quatro vezes em água rápida, para que possam perder a acidez e em seguida leve ao fogo com creme de leite e deixe cozinhar e logo após bata no liquidificador e finalize com sal e pimenta do reino e esprema uma tangerina no final para adocicar levemente o creme, que vai decorar o prato para em seguida servir. Tempo de preparo de 8 a 10 minutos.
Pintado com molho de pimentão
Ingredientes
Postas de pintado, mas nesse caso sem a espinha do meio
½ cebola
30g de mix de vegetais (abobrinha e cenoura)
30ml de vinho branco
5g de pimenta calabresa
50ml de leite de coco
1 pimentão vermelho
15g de alho
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto
Limão
Molho a base de pimentão
Bata o pimentão in natura com alho e cheiro-verde e reserve.
Modo de preparo do Pintado
Emuma panela, coloque o molho de pimentão, cebola, os vegetais, alho e refogue no vinho branco. Em seguida, coloque o peixe e deixe cozinhar. Após o cozimento, acrescente um pouco de calabresa e o leite de coco para que o molho fique mais claro e o sabor do pimentão não fique tão forte. Finalize com cheiro-verde e uma fatia de limão para decorar e sirva.
Tempo de preparo: 15 minutos.

Pintado com molho de pimentão (Karlos Geromy/ O Imparcial)

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias